CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 29/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Açao do Novembro Azul, mês de prevenção ao Câncer de Próstata.

A Secretaria da Saúde, realizou na manhã de hoje, 29 de novembro, uma ação voltada para a saúde dos trabalhadores da secretaria municipal de obras e infraestrutura, em alusão ao novembro azul, mês de prevenção ao Câncer de Próstata.

Na oportunidade foi realizado um café da manhã e ofertados serviços como verificação de glicemia, pressão arterial, teste rápido e vacinação contra Tétano e Hepatite B.

#Saúde 05/10/2023 SECRETARIA DA SAÚDE A Saúde de Milhã continua alcançando índices positivos.

Ótimas notícias da nossa Saúde!

Alcançamos o 1º Lugar na ADS e o 4º no estado no âmbito do Programa Previne Brasil. Também atingimos os indicadores de qualificação das ações de vigilância em Saúde e com isso garantimos 100% do recurso que será repassado para o município.

Seguiremos assim, com nossa Saúde sempre no topo

#Saúde 29/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Super aulão de zumba de encerramento do setembro amarelo.

Na noite de ontem, 28 de setembro, a Secretaria da Saúde por meio das Professoras Lidiane Lima, Mara Pinheiro e Gabriela Diniz promoveram um super aulão de zumba na Av. Pedro José de Oliveira na sede do município.

A ação foi a culminância das atividades realizadas nesse mês de setembro, voltadas para a prevenção ao suicídio e valorização da vida. O momento também contou com uma palestra do Psicólogo Ítalo Moraes.

O Prefeto Alan Macêdo e a Primeira-dama e Secretária da Saúde Dra. Jamine Borges estiveram presentes prestigiando o evento.

#Saúde 18/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de carro 0km para a saúde de Carnaubinha e região.

Na ultima quinta-feira, 14 de setembro, entregamos mais um veículo 0km que foi destinado exclusivamente para a saúde no Distrito de Carnaubinha.

Esse veículo é fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Júnior Mano e trará mais conforto e agilidade para os pacientes de Carnaubinha e região.

#Saúde 16/08/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Novo Médico do Distrito de Monte Grave.

Atenção comunidade de Monte Grave.

Dr. Conrado de Lima é o novo médico que atenderá na Unidade Básica de Saúde em Monte Grave. O Prefeito Alan Macêdo e a Secretária Dra. Jamine Borges fizeram questão de recebê-lo pessoalmente.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã envia representantes para a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

A Professora Uchoa Matos representando o governo e Orlaneudo Lima representando os Usuários do SUS estiveram em Brasília participando da 17ª Conferência Nacional de Saúde representando o município de Milhã.

O evento que foi realizado entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) trabalhou o tema "Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!".

O momento contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de várias autoridades nacionais e representantes de estados e municípios.

#Saúde 20/06/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Projeto Movimente-se no Distrito de Carnaubinha!

A Prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Saúde, convida todas as mulheres do Distrito de Carnaubinha para participarem do aulão inaugural do projeto Movimente-se com a Professora Lidiane Lima.

O evento será realizado amanhã, 21 de junho, no Centro de Convivência em Carnaubinha, a partir das 17:00 horas.

Venha participar conosco!

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Nossa saúde segue avançando.

Após a divulgação do resultado dos indicadores do Programa Previne Brasil, a saúde de Milhã continua no topo.

No primeiro quadrimestre do ano de 2023 estamos em 2° lugar no ranking do estado do Ceará e em 1° na Área Descentralizada de Saúde de Quixadá.

Parabéns a todos os nossos servidores da Saúde que cuidam e zelam de nosso povo com tanta dedicação diária.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#SaúdeMilhã

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Homenagem pelo dia das enfermeiras e enfermeiros.

A Prefeitura Municipal de Milhã tem a honra de parabenizar todos os profissionais da enfermagem, em especial os enfermeiros e enfermeiras.

Esses profissionais são fundamentais para a saúde e bem-estar de nossa população, sempre dedicados e comprometidos em cuidar de cada paciente com excelência e respeito.

Nosso município tem muito orgulho em contar com uma equipe tão competente e empenhada. Agradecemos pelo trabalho diário, pela dedicação, paciência e sensibilidade com todos os pacientes.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde apresenta nova médica do Distrito de Monte Grave.

Boa notícia para a população do Monte Grave!

Dra. Jéssica Cavalcante é a nova médica que já está atendendo a população na Unidade Básica de Saúde de Monte Grave e Ponto de apoio da Agua Boa.

A médica iniciou os trabalhos na terça feira, dia 21 de março, onde aprendeu o sistema de prontuário eletrônico, bem como fluxos e rotina sido município. No mesmo dia iniciou os atendimentos na unidade.

Agora todas nossas UBS's contam com médico atendendo semanalmente.

Esse é mais um compromisso da gestão A Força do Povo que está sendo cumprido.

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Atendimento médico no Ponto de Apoio do Sítio Japão.

Nessa semana iniciamos os atendimentos com o médico Dr. Leonardo no Ponto de Apoio da Saúde na Comunidade de Japão, atendendo assim toda região circunvizinha. No momento a população teve o primeiro contato com o médico que por sua vez começou no mesmo dia as consultas.

Os atendimentos com consultas de enfermagem e vacinação já haviam se iniciado anteriormente, entretanto com a chegada do médico fortalecemos o serviço.

Esse Ponto de Apoio está ligado a Unidade Básica de Saúde de Pedra Fina que foi inaugurada recentemente. Compromisso firmado, compromisso cumprido.

#Saúde 15/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Pre-conferências de saúde realizadas nas comunidades.

Na semana do dia 6 a 9 de março a Secretaria da Saúde realizou as Pré-conferências da saúde em diferentes localidades do município de Milhã.

As demandas da população foram ouvidas e agora é a hora de discutir cada uma delas na Conferência Municipal da Saúde que ocorrerá dia 17 e março no Centro de Convivência do Idoso. TODOS estão convidados para fazer parte desse diálogo!

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 10/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo anuncia o novo médico da UBS Pedra Fina.

Olha que novidade boaaa!

Dr. Leonardo foi oficialmente apresentado como o novo médico que atenderá na Unidade Básica de Saúde em Pedra Fina. O Prefeito Alan Macêdo e a Secretária Dra. Jamine Borges fizeram questão de estar presente no primeiro dia de atendimento.

#Saúde 14/02/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza entrega de Kits do Programa Saúde com Agente para os ACSs e ACEs de Milhã.

O momento contou com a presença do Prefeito Alan Macêdo, Secretária da Saúde Dra. Jamine Borges, Subsecretária Samara Ferreira, a Coordenadora da Atenção Primária Paula Taianne e a Preceptora do projeto Lorena Veríssimo.

O Programa Saúde com Agente - iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido do País.

O Programa objetiva proporcionar qualificação técnica para os agentes de saúde e endemias de todo Brasil. O Kit que é composto por mochila, colete e chapéu é mais uma forma de incentivar e qualificar o trabalho.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

#Saúde 16/12/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã recebe prêmio nacional pelo excelente desempenho na Atenção Primária à Saúde.

Neste momento, a Secretária da Saúde Dra. Jamine Borges, a Coordenadora da Atenção Básica Paula Taianne e o Prefeito Alan Macêdo receberam do Ministério da Saúde prêmio pelo excelente desempenho na Atenção Primária à Saúde do município.

Milhã está entre os 40 municípios do Brasil que alcançaram a nota máxima no programa Previne Brasil.

A secretária agradece a toda sua equipe pelo empenho, ressaltando as ações dos agentes de saúde na realização dos cadastros da população, do coordenador do E-SUS, Márcio pela condução dos trabalhos, as enfermeiras das UBS e toda a equipe e também todo o suporte dado por sua subsecretaria Samara Ferreira.

"Esse momento é resultado do trabalho de todos, do esforço individual e coletivo dos profissionais e da gestão. É o nome de Milhã e de toda a equipe da saúde chegando alcançando todo o Brasil". Destacou a Secretária Dra. Jamine Borges.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#Saúde 26/10/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde realiza mais de 110 ultrassonografias em apenas um dia em Milhã.

A Administração A Força do Povo, por meio da Secretaria da Saúde, realizou no dia de ontem, 25 de outubro, o mutirão mensal de exames de ultrassonografia. Na ocasião o médico Dr. Jorge Coelho realizou mais de 110 procedimentos.

O atendimento à população é realizado mensalmente para pacientes regulados na Central de Regulação do Município.

Os pacientes entram na regulação após consulta nas unidades básicas de saúde e encaminhamento médico para realização destes exames. Poderão ser realizados mais de dez tipos de ultrassonografias, entre elas: abdominal total, obstétricas, mamárias, transvaginais e outras.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 09/10/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã tem a melhor saúde do Ceará de acordo com o Previne Brasil no 2° quadrimestre de 2022.

Indicadores do Programa Previne Brasil mostram o município de Milhã como a melhor Saúde do Estado do Ceará no 2° quadrimestre de 2022.

Subimos da 137ª posição no ranking do Programa Previne Brasil no Ceará no 2ª quadrimestre de 2021 para a 1ª colocação no 2ª quadrimestre desse ano (2022). Parabéns para todos os nossos profissionais e trabalhadores da saúde do município.

Seguimos trabalhando forte com investimento em saúde e qualidade de vida para nosso povo.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#AvançaMilhã

#MaisSaúde

#Saúde 15/09/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão: Prefeitura de Milhã realiza aproximadamente 600 cirurgias de catarata e pterígio.

O Programa ViVER melhor idealizado pela administração A Força do Povo, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mutirões de cirurgias de catarata e pterígio possibilitando que aproximadamente 600 pessoas recuperassem sua visão.

Os pacientes que foram atendidos no Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim, além de realizaram os exames oftalmológicos pré-operatórios, receberam um kit com bolsa, colírio e óculos pós-cirúrgico, realizaram a cirurgia e a primeira consulta de pós-operatório imediato.

A Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, falou da importância do mutirão. "Realizar essas cirurgias é um sonho para qualquer município do interior como o nosso, estou muito feliz e agradecida a nossa equipe pelo empenho em fazer tudo dar certo".

Aguardando há mais de um ano, Sr. José Gomes, de 85 anos, comemorou a cirurgia. "Estou muito feliz por ter conseguido minha operação da vista, fui muito bem atendido graças a Deus".

#Saúde 13/09/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Grupo Zenir Móveis e Eletros doa colchões para o Hospital de Milhã.

Na manhã dessa terça-feira (13/09) o Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim, recebeu a doação de vários colchões para as enfermarias masculina e feminina, além da pediatria.

A doação foi realizada pelo Grupo Zenir Móveis e Eletro, que está comemorando os 30 anos de aniversário, realizando doações para os hospitais dos 184 municípios do Ceará.

O momento contou com a presença do coordenador do projeto, Ítalo Diógenes que foi recebido pelo Ex-prefeito Otacílio Macêdo que representou o Prefeito Alan que estava cumprindo agenda em Fortaleza, Subsecretária da Saúde Samara Ferreira e Diretora do Hospital Elaine Pinheiro.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo
#MaisSaúde

#Saúde 30/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Antes e Depois do Ponto de Atendimento da Água Boa.

Um serviço de saúde com mais conforto e acessibilidade é um dos compromissos da Gestão A Força do Povo e a população pode conferir a verdadeira transformação realizada no Ponto de Atendimento na Comunidade de Água Boa. Veja o #Antes e #Depois

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 25/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã avança e pacientes podem realizar ultrassonografia sem sair para outros municípios.

A Prefeitura Municipal de Milhã fechou convênio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com o profissional médico Dr. Jorge Coelho, para realizar exames de ultrassonografia na sede do município.

O atendimento à população já foi iniciado no dia 22 de agosto e será realizado mensalmente com mais de 120 exames para pacientes regulados na Central de Regulação do Município.

Os pacientes entram na regulação após consulta nas unidades básicas de saúde e encaminhamento médico para realização destes exames. Poderão ser realizados mais de dez tipos de ultrassonografias, entre elas: abdominal total, obstétricas, mamárias, transvaginais e outras.

O prefeito Alan Macêdo ressaltou que Milhã tem desenvolvido bastante em todos os setores, inclusive na Saúde. Segundo ele, o que significa não só que há um compromisso da gestão com a Saúde, mas também uma necessidade de melhorar a acessibilidade dos pacientes a exames que antes teriam que ser realizados fora do município ou na rede privada.

"É um grande desafio, por conta dos recursos. O SUS está com uma defasagem em relação à remuneração dos procedimentos. Mas nosso sistema de saúde e o apoio da gestão municipal vai dar uma garantia para a população de que teremos mais qualidade.", enfatizou a Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges.

#Saúde 12/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Administração A Força do Povo entrega uma ambulância e um carro 0km para a saúde.

A Administração A Força do Povo, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã dessa sexta-feira, 12 de agosto, a entrega de 2 veículos destinados para o transporte de pacientes, uma ambulância e um carro 0 km.

Os veículos que foram conduzidos pelo Prefeito Alan Macêdo e a Secretária Dra. Jamine Borges em carreata pelas principais ruas da cidade serão de grande importância para auxiliar a alta demanda de atendimentos do município.

#Saúde 11/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde entrega novos veículos 0km para servir a população.

A Administração A Força do Povo convida a todos para a entrega dos novos veículos para a Saúde do município de Milhã.????

??Sexta (12 de agosto)

??Saída: 8h30min

??Concentração: Posto Refúgio

#Saúde 11/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Milhã recebe visita técnica do Cerest Regional.

Na manhã dessa quinta-feira, 11 de agosto, o município de Milhã, especificamente a Secretaria da Saúde recebeu a visita dos técnicos do Cerest Regional - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional.

A equipe foi recepcionada pelo Prefeito Alan Macêdo, Primeira-dama e Secretária da Saúde Dra. Jamine Borges e a Subssecretária da Saúde Samara Ferreira.

O objetivo da visita foi a realização de planejamento e avaliação de ações da saúde do trabalhador, dialogar sobre ações relacionadas à Vigilância em saúde do trabalhador e a importância das notificações relacionadas a doenças e agravos.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã recebe Caminhão Amigo do Peito para realização de Mamografias.

Em mais uma ação da Prefeitura de Milhã, através da Secretaria da Saúde, o município recebeu o Caminhão Amigo do Peito para realização de Mamografias em Mulheres com idade de 45 a 69 anos.

O mutirão que ocorreu nos dia 08 e 09 de agosto contemplou 160 mulheres que realizaram pré-cadastro na Secretaria da Saúde ou nas UBSs.

O Caminhão Amigo do Peito é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza exames de mamografia, visando garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce.

A administração do Prefeito Alan Macêdo tem dado atenção especial para a diminuição das filas de espera dos pacientes por exames e cirurgias, principalmente para as pessoas mais carentes e que não tem acesso aos serviços de forma particular.

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Caminhão amigo do peito estará em Milhã!

A Secretaria da Saúde informa que nos dias 08 e 09 de agosto, o município receberá o Caminhão Amigo do Peito para realização de mamografias.

O agendamento será até dia 29 de julho na Secretaria da Saúde ou em sua UBS.

Confira as informações.

#Saúde 12/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo concede reajuste salarial para os Agentes de Saúde e de Endemias.

Foi aprovado na manhã dessa terça-feira, 12 de julho, na Câmara Municipal o Projeto de lei enviado pelo Prefeito Alan Macêdo para adequar a legislação municipal estabelecendo o novo piso dos agentes de saúde e endemias, garantindo o pagamento dos valores retroativos a maio e junho. O piso foi instituído por emenda complementar a constituição e regulamentado pelo município.

Na ocasião também foi votado e aprovado o Projeto de lei para instituir o auxílio deslocamento para ambas as categorias, esse era um direito previsto em lei federal, entretanto nunca tinha sido regulamentado.

"Estou feliz em poder conceder esses benefícios para essa classe de trabalhadores tão importante para a Saúde de nosso município, sem dúvidas é uma motivação a mais para continuar desenvolvendo um ótimo trabalho". Destacou o Prefeito Alan Macêdo

#Saúde 20/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã é destaque na Saúde Pública do Ceará

Com investimentos na Saúde, a Prefeitura de Milhã segue trabalhando para dar mais qualidade de vida ao nosso povo.

Subimos da 178ª posição no ranking do Programa Previne Brasil no Ceará no 1ª quadrimestre de 2021 para a 20ª colocação no 1ª quadrimestre nesse ano de 2022. Parabéns para todos os nossos profissionais e trabalhadores da saúde do município.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#AvançaMilhã

#MaisSaúde

#Saúde 06/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio em Milhã.

A Prefeitura de Milhã, por meio da Secretaria da Saúde, realizará um mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio visando atender a alta demanda do município. Os interessados devem entregar os documentos e encaminhamento na Central de regulação da Secretaria da Saúde até dia 10/06.

Os documentos necessários são os seguintes: Encaminhamento médico, xerox de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e número de contato.

Gestão A Força do Povo, trabalhando e buscando uma melhor saúde para atender nossos pacientes.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 30/05/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Liberada 3ª Dose para adolescentes de 12 a 17 anos

Atenção galera da faixa etária de 12 a 17 anos. A Secretaria da Saúde informa que já está disponível a 3ª Dose da vacina contra a Covid-19. Confira os dias e horários de vacinação e não perca tempo.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#VacinaçãoCovid

#Saúde 30/05/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo anuncia nova ambulância para o Hospital de Milhã.

Usando suas redes sociais o Prefeito Alan Macêdo anunciou a assinatura de convênio para aquisição de uma nova ambulância para o Hospital Municipal.

Esse é equipamento que servirá para melhorar o atendimento da Saúde do município, é fruto da articulação política do Dep. Estadual Dr. Leonardo Pinheiro, que tem sido um forte parceiro da Gestão A Força do Povo.

#Saúde 19/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE A vacinação contra febre amarela continua.

A vacinação contra Febre Amarela continua, dessa vez para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos que ainda não foram vacinadas.

Fique atento as orientações gerais, em caso de dúvidas entre em contato com o número de WhatsApp da SMS (88) 99980-8863 ou com seu Agente Comunitário de Saúde.

#Saúde 16/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura disponibiliza novo mecanismo de consutar exames.

Agora você pode consultar o resultado de seu exame, pelo site da Prefeitura, sem sair de casa.

Para acessar siga os passos que estão descritos na arte.

Dúvidas: 88 99980-8863

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 15/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental.

Na manhã dessa terça-feira, 15 de março, a Secretaria da Saúde realizou em parceria com o Conselho Municipal da Saúde, a I Conferência Municipal de Saúde Mental.

O evento que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais contou com a presença de representantes de vários segmentos da sociedade e teve como pauta a discursão de dois eixos, gestão na garantia de serviços de saúde e política de saúde mental e os impactos e desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Participaram do momento a Primeira-dama e Secretária da Saúde Dra. Jamine Borges, Subsecretária da Saúde Samara Ferreira, Presidente do CMS Elaine Pinheiro, Chefe de Gabinete Marta Alves representando do Prefeito Alan Macêdo e Vereador Jeferson Figueiredo representando o legislativo municipal.

#Saúde 02/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Contribua na luta contra a Dengue.

Nessa luta contra a Dengue, todos temos que contribuir.

Siga as orientações dos Agentes de Combate as Endemias para mantermos nossa cidade livre do Aedes aegypti.

#Saúde 28/02/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Já são 1.630 milhaenses que se recuperaram da Covid-19.

#TodosContraCovid

Já são 1.630 milhaenses que se recuperaram da Covid-19.

Estamos vencendo a pandemia do novo coronavírus, mas não podemos baixar a guarda, tome a vacina, continue usando máscara e higienizando as mãos com álcool a 70%.

#Saúde 10/02/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Atenção Primária de Milhã é a 2ª melhor do Sertão Central e a 34ª do Estado do Ceará.

Indicadores divulgados pelo Programa Previne Brasil mostram o desenvolvimento da saúde de Milhã na área da Atenção Primária.

Somos a 2ª melhor Atenção Primária do Sertão Central e a 34ª do Estado do Ceará. Parabenizamos o esforço de nossos profissionais da saúde que se dedicam diariamente para alcançarmos bons índices.

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE LIVE Janeiro Branco de ênfase na Saúde Mental

LIVE Janeiro Branco de ênfase na Saúde Mental com a presença de vários profissionais do nosso município.

Amanhã | Quinta-feira (20/01)

A partir das 14:00 horas

Transmissão: @dmportaloficial

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Início da vacinação de crianças com 11 anos.

Na tarde dessa quarta-feira, 19 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde, deu início a vacinação de crianças com 11 anos de idade que estava cadastradas no site Saúde Digital.

A vacinação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Sede II e contou com a Presença do Prefeito Alan Macêdo, da Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges e a Subsecretária da Saúde e Coordenadora Municipal da Vacinação, Samara Ferreira.

Além de vacinados com a primeira dose, como forma de motiva-los a Secretaria da Saúde preparou para a criançada um certificado de vacinação, atestando e parabenizando pela coragem de se vacinarem.

#Saúde 03/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã realiza a 8ª Conferência Municipal da Saúde.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o Conselho Municipal e a Secretaria da Saúde, realizaram a 8ª Conferência Municipal da Saúde, com a presença dos representantes do poder público, prestadores de serviços, profissionais de saúde e sociedade civil

Após a palestra magna "Em defesa do SUS, da vida e da democracia" realizada pelo conferencista e Assessor Especial da Superintendência Regional do Sertão Central, Alberto Temóteo Barreto, os participantes foram divididos em três eixos, para elaboração de propostas, com os temas: Direito a Saúde, Participação Social no SUS e Financiamento do SUS.

Estiveram presentes o Prefeito Alan Macêdo; Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges; Presidente do CMS, Elaine Pinheiro e demais autoridades.

#Saúde 02/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Milhã inicia exames de audiometria no próprio município.

Durante essa semana a Secretaria Municipal da Saúde deu início aos exames de audiometria em pacientes com problemas auditivos. Os atendimentos que antes eram realizados na Policlínica de Quixadá, agora serão feitos no próprio município.

O teste avalia a capacidade do paciente para ouvir, interpretar sons e identificar problemas auditivos. Dependendo dos resultados, o paciente pode ser recomendável algum tratamento, incluindo o uso de aparelhos auditivos.

Para a Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, essa ação é um grande avanço para a saúde do município. "Por meio desse equipamento adquirido podemos atender os pacientes sem sair de Milhã. Isso significa avanço na garantia por uma saúde de qualidade".

A ação só foi possível graça a contratação da fonoaudióloga, Camile Simplício, que tem experiência na área e chegou para somar junto a administração A Força do Povo.

#Saúde 30/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã realiza mutirão de exames de PSA em alusão ao mês contra o Câncer de Próstata.

Em alusão ao Novembro Azul, mês destinado a prevenção e orientação contra o Câncer de Próstata, a Secretaria da Saúde de Milhã realizou uma parceria com a Policlínica de Quixadá para ofertar testes de PSA no próprio município.

O mutirão que ocorreu na Unidade Básica de Saúde Sede II, recebeu mais de 50 pacientes que puderam ser beneficiados com o exame Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA. Trata-se de um exame realizado por meio de coleta de sangue que indica alterações na próstata, recomendável que homens a partir de 50 anos de idade faça pelo menos uma vez ao ano o exame.

#Saúde 29/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo inaugura UBS do Bom Acerto.

Cumprindo o compromisso com os moradores do Bairro Bom Acerto e região, o Prefeito Alan Macêdo; Vice-Prefeita, Tatiana Machado e a Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, inauguraram no ultimo (27/11) a Unidade Básica de Saúde do Bairro Bom Acerto.

O equipamento que recebe o nome da saudosa Maria Cândida Maciel de Oliveira foi construído ainda na gestão do ex-prefeito, Otacílio Macêdo, estava fechado e deteriorado. Após passar por uma grande reforma interna está disponível para servir e cuidar da saúde de nossa gente. O início dos atendimentos está previsto para dia 06 de dezembro.

"Não existe ninguém na gestão Alan Macêdo pensando em si próprio, o pensamento é ajudar e desenvolver o município de Milhã". Afirmou o Prefeito Alan em sua fala.

Estiveram presentes o Deputado Federal, Junior Mano; Deputado Estadual, Dr. Leonardo Pinheiro, os ex-prefeitos Otacilio Macêdo e Pinto Macêdo, além dos vereadores, secretários municipais e servidores públicos.

#Saúde 12/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de vacinação antirrábica em Milhã

Nossa equipe de combate à Endemias e Vigilância em Saúde está a todo vapor na vacinação de Cães e Gatos contra a raiva. Já são mais de 1650 Cães e 1480 Gatos. Alcançamos um total de 71% da meta atingida.

#Saúde 06/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã realiza dia D de vacinação contra raiva em Cães e Gatos.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos Setores de combate à Endemias e Vigilância em Saúde realizou na manhã desse sábado (06/11), o dia D de vacinação da campanha antirrábica para cães e gatos. Os agentes se concentraram na Praça do Bom acerto, no PSF Sede I e na Praça do Centro.

Essa ação foi voltada para o público da sede do município, tendo em vista que na zona rural o trabalho esta sendo feito porta a porta.

De acordo com o Coordenador dos ACE's, Elineldo Oliveira, somente hoje foram vacinados 398 animais e o município já atingiu mais de 50% da meta de vacinação estipulada.

A Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, também esteve presente nos pontos de vacinação para imunizar sua cachorrinha e acompanhar os trabalhos que estavam sendo realizados.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VII Semana do Bebê em Milhã

A abertura da VIII Semana do Bebê ocorreu no CRAS João Gomes Pinheiro com a entrega de benefício eventual por situação de natalidade para famílias acompanhadas pelo PAIF. Também foi realziada uma oficina com famílias acompanhadas pelos programas Criança Feliz e Mais Infância sobre estimulação precoce e desenvolvimento das funções motoras nos primeiros meses de vida.

As Unidades Básicas de Saúde Sede I, Sede II, Barra, Monte Grave e Carnaubinha, realizaram Salas de Espera com consulta de puericultura: você sabe o que é?", entrega de kit de pintura: "importância da vacinação infantil" e sorteio de brindes, distribuição de bombons, algodão doce e pipoca.

Confira as imagens:

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dia "D" de vacinação contra a raiva em Cães e Gatos.

Dia "D" de vacinação contra a raiva em Cães e Gatos.

Dia 6 de novembro

Pontos de vacinação:

- Praça do Bom acerto

- PSF Sede I

- Praça do Centro

Horário:

- 7:30 às 12:00

Atenção: Os Cães e Gatos da zona rural estão sendo vacinados em domicílio.

#Saúde 24/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo entrega nova ambulância para Saúde de Milhã.

Em resposta rápida ao incidente ocorrido no dia 12 de outubro com uma ambulância do município de Milhã, o Prefeito Alan Macêdo entregou na noite de ontem (23/10), uma ambulância 0 km destinada por meio de recursos do Dep. Fed. Junior Mano.

"Tivemos que agir rápido para resolver essa situação, tendo em vista a grande necessidade do veículo para transporte de passageiros. Só tenho a agradecer todo o compromisso e respeito que o Dep. Junior Mano tem tido com o povo de nosso município". Destacou o Prefeito Alan.

Estiveram presentes no momento da entrega o Dep. Estadual Dr. Leonardo Pinheiro; Vice-prefeita, Tatiana Machado; Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges; Ex-prefeito e represente do Dep. Junior Mano, Otacilio Macêdo, demais secretários municipais e vereadores.

#Saúde 19/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Outubro Rosa - Mês de Prevenção contra o Câncer de mama.

Na manhã dessa terça-feira (19/10), a Enfermeira Geany Bandeira, juntamente com sua equipe da Unidade de Saúde - Sede II e os multiprofissionais Psicólogo Ítalo e a Fonoaudióloga Camille, realizaram um café da manhã dedicação a orientações e cuidados contra o Câncer de Mama.

O momento contou com palestras, sorteio de brindes e entrega de mimos. A Coordenadora da Atenção Primária, Paula Pinheiro esteve presente representando a Secretaria da Saúde.

#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Ocorreu no último sábado (16/10), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde nas UBSs Sede I, Sede I e Carnaubinha.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes com até 14 anos 11 meses e 29 dias, que não estejam vacinadas ou com esquemas vacinais incompletos. A campanha se estende até o dia 29 de outubro.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã realiza campanha contra raiva em cães e gatos.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos Setores de combate a Endemias e Vigilância em Saúde estão realizando a Campanha de Vacinação contra a raiva 2021 em cães e gatos.

A campanha esta sendo realizada porta a porta, se iniciando na áreas da zona rural do município e tem uma estimativa que sejam vacinados mais de 4000 animais. Logo mais será divulgado o Dia D de vacinação para os animais que porventura não tenha recebido a vacina em casa.

#Saúde 08/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã realiza homenagem aos ACE e ACS.

Em alusão ao dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, a Secretaria da Saúde realizou uma singela homenagem em agradecimento e reconhecimento dos importantes serviços prestados pelos mesmos.

O momento contou com música ao vivo, um delicioso café da manhã, além de homenagens e entrega de mimos. Estiveram presentes a Subsecretária da Saúde, Samara Ferreira; Coordenadora da Atenção Primaria, Paula Pinheiro e o Coordenador do CadSUS, Marcio Pinheiro; Coordenador dos ACE, Elineldo Oliveira e o Assessor Técnico da SMS, Marcílio Freiras.

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Hospital Municipal de Milhã retoma realização de pequenas cirurgias.

Paralisadas a alguns meses, principalmente por causa dos altos índices da pandemia da Covid-19, as pequenas cirurgias voltam a ser realizadas no Hospital Municipal de Milhã. Essa ação é mais um esforço da Secretaria Municipal da Saúde, para atender nossos pacientes sem necessidade de sair para outros municípios.

Os procedimentos são realizados pelo Médico Dr. Carlos Eduardo, uma vez por semana. Para ter acesso ao serviço o paciente deve se dirigir para consulta no clinico geral do hospital e posteriormente agendamento na própria unidade de saúde.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#MaisSaúde

#Saúde 02/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de Vacinação contra a raiva 2021 em Milhã.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos Setores de combate a Endemias e Vigilância em Saúde estarão realizando a Campanha de Vacinação contra a raiva 2021 em cães e gatos a partir do dia de outubro.

A campanha que será porta a porta, se inicia pelas áreas da zona rural do município e tem uma estimativa que sejam vacinados mais de 4000 animais. A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura.

Não deixe seu animal de estimação morrer de raiva!

#Saúde 30/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde contrata o médico Dr. Carlos Magno, especialista em psiquiatria.

Dia histórico para a Saúde de Milhã.

Dando continuidade às inovações na área de Saúde Pública, a Administração A Força do Povo, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou o médico Dr. Carlos Magno, especialista em psiquiatria para suprir as demandas do município.

Os atendimentos do profissional será mensal e objetiva facilitar as consultas de pacientes que apresentem necessidade de acompanhamento nessa área e que antes tinham de se deslocar para outros centros, além da demora por vagas para as consultas.

Vale salientar que além dos atendimentos com psiquiatra, o município já conta com um psicólogo e fonoaudióloga. As consultas devem ser solicitadas pelo Médico ou Enfermeiro das Unidades de Saúde do município. Após a solicitação o paciente deve se dirigir a Central de Regulação e Marcação de Consultas e Exames, que fica na Secretaria da Saúde, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de Residência e a ficha de encaminhamento.

#Saúde 23/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo inaugura reforma do Hospital Municipal e entrega novos equipamentos.

Em mais uma ação da Administração A Força do Povo, o Prefeito Alan Macêdo e a Vice-prefeita, Tatiana Machado, realizaram na tarde de hoje (23Q09), a inauguração da reforma do Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim e a entrega de novos equipamentos que servirão para melhoras os atendimentos a população.

Os recursos para compra dos equipamentos foram conquistados por meio da articulação do Vereador Jefferson Figueiredo, junto ao Dep. Federal André Figueiredo que destinou 150 mil reais para Milhã. As reformas foram custeadas pelo Deputado Federal Junior Mano que enviou ao município 500 mil reais destinados para a reforma e pagamento de metade do décimo dos servidores da Saúde.

A partir de agora o Hospital de Milhã conta com camas, cadeiras, mesas, ar-condicionados, berço aquecido, eletrocardiograma, desfibrilador, nebulizador entre outros equipamentos novos, a disposição da saúde dos milhaenses.

Também participaram do evento a Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges; o Ex-prefeito de Milhã e representante do Dep. Fed. Junior Mano, Otacilio Macêdo; a Assessora do Dep. Fed. André Figueiredo, Alessandra; Diretora Administrativa do Hospital, Elaine Pinheiro, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos.

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Hospital Municipal recebe Sanitização, Desinfecção e Dedetização.

A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã dessa terça-feira (21/09), a Sanitização, Desinfecção e Dedetização do Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim. Essa ação é fundamental para a manutenção da segurança de pacientes, visitantes e colaboradores do local.

#Saúde 15/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Agenda de atendimentos psicológicos em Milhã.

As consultas devem ser solicitadas pelo Médico, Enfermeiro ou Dentista das Unidades de Saúde do município. Após a solicitação o paciente deve se dirigir a Central de Regulação e Marcação de Consultas e Exames, que fica na Secretaria da Saúde, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de Residência e a ficha de encaminhamento.

#Saúde 10/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE AMAD de Milhã iniciará atendimentos com Psicólogo e Fonoaudióloga por meio de parceria com a Prefeitura.

A Administração do Prefeito Alan Macêdo e da Vice-prefeita, Tatiana Machado, tem avançado a cada dia em diversas áreas. Mesmo diante da difícil situação financeira, os trabalhos em prol do povo de Milhã não param.

Na manhã de hoje (10/09), foi realizada na Associação Milhaense de Atendimento a Diversidade, uma importante reunião de apresentação do Psicólogo, Ítalo Moraes e da Fonoaudióloga, Camile Simplício, que realizarão atendimentos todas as sextas, na instituição, por meio da parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

Essa ação é mais uma demonstração do compromisso da Administração A Força do Povo para com as pessoas mais vulneráveis e que necessitam de uma atenção especial.

#Saúde 02/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã realiza Campanha de Prevenção da Leishmaniose.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos Agentes de Combate as Endemias vem realizando a Campanha de Prevenção da Leishmaniose que é uma doença crônica, causada por um protozoário, que atinge tanto os humanos quanto os cães.

Até o momento as equipes já visitaram 2.446 imóveis, sendo 373 com a presença de cães, com um total de 525 testes realizados.

A transmissão da doença se da através da picada do "MOSQUITO PALHA". O mosquito costuma picar ao entardecer e durante a noite e suas larvas se criam na terra, em locais sombreados e com matéria orgânica.

FIQUE ATENDO AOS SINTMAS:

- Febre irregular de longa duração (mais de sete dias);

- Falta de apetite;

- Emagrecimento;

- Fraqueza e barriga inchada.

Já nos cães os sintomas são:

- Apatia;

- Lesões de pele;

- Inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas;

- Emagrecimento exagerado;

- Lacrimejamento nos olhos

- Crescimento anormal das unhas.

A doença pode ser evitada com as seguintes atitudes:

- Manter a casa e o quintal livre de matéria orgânica, recolhendo folhas de arvores, fezes de animais, restos de madeira e frutas;

- Recolher fezes de animais;

- Aparar a grama e podar árvores e arbustos para diminuir o sombreamento do solo e evitar as condições do desenvolvimento das larvas;

- Manter o ambiente dos cães, o quintal ou varanda sempre limpos, livre de fezes e acúmulo de alimentos e folhagens;

- Todo esse lixo deve ser embalado em sacos plásticos devidamente fechados, e colocados para o serviço de coleta de lixo.

#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio.

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

A Prefeitura Municipal de Milhã apoia e promove essa campanha.

#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets em Milhã.

Ocorreu na tarde dessa terça-feira (24/08), a entrega oficial dos tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que servirão para uso do sistema e-SUS AB Território, permitindo a obtenção de informações mais precisas da realidade dos usuários da Atenção Básica do município de Milhã.

"A modernização das ferramentas de trabalho dos ACS é essencial para agilizar e facilitar o cadastro e atualizações da população, Desta forma, a gestão municipal terá condições de identificar o número de gestantes, idosos, acamados, pacientes de doenças crônicas na localidade e propor ações preventivas e de controle junto à população". Afirmou a Secretária, Dra. Jamine Borges.

O evento que ocorreu na Secretaria Municipal da Saúde, contou com a presença da Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges; Subsecretária e Coordenadora da imunização, Samara Ferreira; Coordenadora da Atenção Primária, Paula Taianne, Coordenador do CADSUS, Marcio Pinheiro e o Assessor Técnico da SMS, Marcilio Freitas.

#Saúde 23/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã iniciará atendimentos com Fonoaudióloga e Psicólogo.

A Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, anunciou que a Saúde do município agora contará com atendimentos de uma Fonoaudióloga (Camile Simplício) e um Psicólogo (Ítalo Moraes), para suprir a demanda do município nessas áreas.

Os atendimentos que terão início dia 06 de setembro, devem ser encaminhados pelo Médico, Enfermeiro ou Dentista das Unidades de Saúde do município. Após a solicitação o paciente deve se dirigir a Central de Regulação e Marcação de Consultas e Exames, que fica na Secretaria da Saúde, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de Residência e a ficha de encaminhamento.

#Saúde 23/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Venha para o mutirão da repescagem.

Ninguém fica para trás!

Se você é morador de Milhã e tem mais de 35 anos e ainda não tomou a Primeira Dose contra Covid-19, não é necessário fazer agendamento.

Venha para o mutirão da repescagem.

Local: Secretaria da Saúde

Dia: Amanhã - 24 de agosto

Turno: De 13:30 às 15:00

#Saúde 10/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Nas últimas 24 horas Milhã vacinou mais de 370 pessoas (Entre D1+D2+DU) contra a Covid-19.

Nas últimas 24 horas Milhã vacinou mais de 370 pessoas (Entre D1+D2+DU) contra a Covid-19. Já são mais de 3.300 pessoas que estão totalmente imunizadas. Faça sua parte e contribua para que juntos possamos vencer esse vírus.

- Use máscara

- Utilize álcool 70° ou álcool em gel

- Mantenha o distanciamento necessário

#Saúde 22/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dr. Rômulo Coelho realiza 46 atendimentos em Milhã.

O Médico Cirurgião Geral, Ginecologista e Obstetra, Dr. Rômulo Coelho, realizou no dia de hoje (22/07), atendimento a 46 pacientes no Município de Milhã.

As consultas foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Sede II e ocorrem mensalmente. Os atendimentos são voltados principalmente para gestantes que apresentem algum risco e para cirurgias gerais. Os pacientes são encaminhados pelos médicos e enfermeiros das UBSs e são agendados na central de exames.

O médico foi recepcionado pelo Prefeito Alan Macêdo; Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges e pela Subsecretária da Saúde, Samara Ferreira.

#Saúde 15/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo realiza visita as reformas do Hospital Municipal.

Na manhã dessa quarta-feira (14/07), o Prefeito Alan Macêdo e a Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, realizaram uma visita ao Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim para ver como está o andamento da reforma.

Na ocasião foram recebidos e acompanhados pela Diretora Administrativa, Elaine Pinheiro e pela Supervisora da Enfermagem, Camila Pereira. As melhorias que estão sendo realizadas, como pintura, mudança de portas, forras, pisos e reformas em banheiros e na sala da pediatria, são por meio de recursos próprios do município.

"Essas reformas são essenciais para melhor atender a população e também já estamos nos preparando para receber os novos equipamentos que irão chegar, graças aos recursos destinados a saúde do município pelo Dep. André Figueiredo". Frisou o Prefeito Alan.

#Saúde 13/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã está entre os 27 municípios do Ceará que realizaram e registraram as ações do Programa Saúde na Escola em 2021.

A coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) recebeu do Ministério da Saúde (MS), um documento com o MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PSE na comunidade escolar referente aos meses de Janeiro á Abril de 2021.

O município de Milhã faz parte dos 14,46% dos municípios brasileiros que atingiram, realizaram e registraram as ações validadas até o momento pelo Sistema de Informação do Ministério da Saúde. Em nível de estado, o município de Milhã faz parte da cobertura de 8,09% das escolas pactuadas.

Em relação á ação de Prevenção á COVID-19 nas escolas, fazemos parte dos 27 municípios que foram validados, dentro 184 do estado do Ceará. Reconhecemos o esforço de todos os envolvidos, e que diante de um ano tão atípico, as ações realizadas de forma remota, ainda sim conseguimos fazer parte da lista.

Vale ressaltar o apoio da gestão municipal, em nome do Prefeito Alan Macedo, secretarias de Saúde e Educação, em nome da Primeira-dama Jamine Borges e Professor Renato Pinheiro respectivamente, e a coordenação PSE municipal Naira Pinheiro e Suerlania Andrade.

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE A vacinação contra a gripe está liberada para a população a partir de 6 meses de idade.

A vacinação contra a gripe está liberada para a população a partir de 6 meses de idade.

Doses disponíveis até durar o estoque.

procure sua unidade básica de saúde, mas lembre-se que deve ser respeitado o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde lança prontuário eletrônico na UBS Sede II.

Na manhã dessa sexta-feira (02/07), o Prefeito Alan Macêdo, Vice-prefeita Tatiana Machado e a Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges realizaram a implantação e o lançamento oficial do prontuário eletrônico na unidade básica de saúde (PEC Prontuário).

O evento que ocorreu na Unidade Básica de Saúde Sede II também contou com a presença da Subsecretária da Saúde, Samara Ferreira; Coordenadora da Atenção Primária, Paula Taianne; Assessor Técnico da Secretaria da Saúde, Marcilio Freitas, Ex-prefeito Otacílio Macêdo, secretariado municipal e vereadores da base aliada.

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã é o único município da 8° ADS que receberá antecipação de vacinas contra a Covid-19.
#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã realiza mutirão de cadastramentos na comunidade de tabuleiro. O mutirão contou com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde da Região e a Enfermeira Katiúscia Pinheiro.
#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã vacina mais de 650 pessoas em apenas um dia contra a Covid-19.

Na noite de ontem (21/06) a Secretaria Municipal da Saúde realizou o "Corujão da Vacinação" com objetivo de vacinar pessoas com idade entre 59 e 45 anos contra a Covid-19.

O mutirão que foi realizado na UBS Sede II foi um sucesso. Contou com o comparecimento do público convocado e tudo foi realizado da forma mais rápida possível para agilizar o processo. A Secretaria da Saúde disponibilizou seis equipes de vacinação e demais servidores que auxiliaram na organização geral.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Alan macedo e a Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, que também faz parte de uma das equipes de vacinação. Ao todo o município de Milhã vacinou mais de 650 pessoas apenas no dia de ontem, somando as doses aplicadas para as pessoas com comorbidades e deficiências e população geral.

#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes de Endemias ganham novos Kits com fardamento e equipamentos.

Na tarde de ontem (21/06) o Prefeito Alan Macêdo e a Secretária da Saúde. Dra. Jamine Borges estiveram realizando a entrega de Kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Endemias do município de Milhã.

Os kits são compostos por equipamentos e fardamentos novos para auxiliá-los nas atividades de campo. Na ocasião também foi possível ouvir as reinvindicações da categoria e buscar melhores condições de trabalho.

"Esses equipamentos foram uma solicitação minha no início do mandato para melhorar os serviços prestados por nossos ACE's e hoje fico muito feliz em ter esse pedido atendido pelo Prefeito Alan Macêdo e a Secretária Jamine". Destacou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Edvardo Fernandes.

#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE São 5.200 pessoas vacinadas. Milhã aplicou 90,64% das doses recebidas.

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na noite dessa terça-feira (22/06), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 5.200 pessoas vacinadas. Milhã recebeu 7.679 doses e já aplicou 6.960, ou seja, 90,64% das doses recebidas.

NOTA: A maioria das doses restante são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Entenda os principais pontos do novo Decreto Municipal 036/2021 que estabelece isolamento social e outras providências.

Entenda os principais pontos do novo Decreto Municipal 036/2021 que estabelece isolamento social e outras providências.

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D de vacinação contra a gripe.

Grupos prioritários:

- Crianças (6 meses a menores 6 anos)

- Gestantes e puérperas

- Trabalhadores da saúde

- Idosos + 60 anos

- Professores

- Pessoas com comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transporte coletivo.

Dia 18 de junho

De 08h às 12h

Nas Unidades Básicas de Saúde

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Avaliação da obesidade para vacinação da Covid.

Avaliação da obesidade para vacinação da Covid.

Realizar agendamento na recepção do PSF Sede II.

Dia: 22 de Junho

Hora: De 7:30 às 11:30

Local : PSF Sede II

Toda a população independente do PSF poderá agendar.

#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Milhã retoma programa de Prótese Dentária nos PSF's.

A Prefeitura de Milhã em parceria com o Governo Federal retomou o programa de Prótese Dentária que beneficia mensalmente 25 pessoas que não tem condições de realizar o procedimento de forma particular.

Para ser contemplado, o usuário deve dirigir-se a unidade de saúde que tenha o profissional dentista, portando a xerox de seus documentos pessoais (CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência). Após avaliação, a confecção da prótese dentária pode ser total (quando ocorreu a perda de todos os dentes superiores e/ou inferiores) ou parcial (quando ocorreu a perda de alguns dentes).

"Os atendimentos haviam sido interrompidos em anos anteriores, mas foi retomado pela atual gestão tendo em vista a necessidade de muitas pessoas". Afirmou a coordenadora de saúde bucal, Dra. Matilde Macêdo.

#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Cadastros para vacinação contra a Covid-19

milhaense Vacinado

Só depois de cadastrado

E Folia de São João

Num faça agora não.

Realize seu cadastro no site vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Não conseguiu fazer?

nos procure que vamos te ajudar.

Secretaria da Saúde

De 07:30 às 11:30

De 13:00 às 17:00

Câmara Municipal

De 8:00 às 13:00

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Carnaubinha e região: hora de se cadastrar.

Carnaubinha e região: hora de se cadastrar

Dia D de cadastramento para vacinação contra a Covid-19 em Carnaubinha.

Se você tem entre 18 e 59 anos e não conseguiu se cadastrar, traga seu CPF, Identidade e Cartão do SUS.

Local: PSF Carnaubinha

Dia: 15 de junho

Hora: 08:00 às 11:30

13:00 às 16:00

Traga sua máscara!

#Saúde 13/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Ninguém fica para trás.

Dia D de cadastramento para vacinação contra a Covid-19 em Milhã.

Se você tem entre 18 e 59 anos e não conseguiu se cadastrar, traga seu CPF, Identidade e Cartão do SUS.

Local: Secretaria da Saúde

Dia: 14 de junho

Turno: Manhã e Tarde

Traga sua máscara.

#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã inicia vacinação da população geral

Na tarde dessa segunda-feira (07/06) a Secretaria da Saúde de Milhã deu início a vacinação contra a Covid-19 para a população geral com idade entre 59 e 56 anos. Todas as pessoas que foram convocadas realizaram seu cadastro no aplicativo Ceará App até o dia 01 de junho.

Lembre-se: Para o cadastro ser concluído é necessário a confirmação no E-mail. Dúvidas entre em contato com o WhatsApp da Secretaria da Saúde pelo número: (88)99980-8863 ou procure ajuda presencialmente na sede da Secretaria.

#Saúde 05/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Novo decreto de isolamento social do município de Milhã.

Diante do crescente número de casos confirmados da Covid-19 no município de Milhã, o comitê municipal de combate ao coronavírus decidiu alterar apenas o horário do toque de recolher de 20h para 22h. Confira os principais pontos do novo decreto municipal.

#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã e outros 84 municípios estão aptos a iniciar a vacinação da população geral.

Foi divulgada na tarde dessa sexta-feira a relação com os nomes dos 85 municípios do estado do Ceará, aptos a iniciar a vacinação da população geral que está cadastrada no aplicativo Ceará App.

O município de Milhã que aparece na relação, ultrapassou todas as metas estipuladas para as 4 fases prioritárias tendo atualmente mais de 90% do público alvo vacinado.

Se você tem 18 anos ou mais, não perca tempo, realize o seu cadastro no aplicativo Ceará App ou no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/cadastro-usuario

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Você já realizou seu cadastro para se vacinar contra a covid-19?

Fique atento(a): Só serão vacinadas as pessoas que estiverem cadastradas no Ceará App do Governo do Estado. Não deixe passar a sua vez.

1. Clique na aba "Vacinação Covid-19";

2. Cadastro;

3. Preencha seus dados corretamente;

4. Confirme seu cadastro no e-mail

E pronto, agora é só aguardar.

Ou pelo site:

vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Dúvidas:

(88)99980-8863

0800 2751 475

#Saúde 31/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã inicia vacinação de Trabalhadores da Educação contra a Covid-19.

Na manhã dessa segunda-feira (31/05) a Secretaria da Saúde de Milhã deu início a vacinação dos trabalhadores da educação contra a Covid-19. A vacinação está sendo realizada por meio de agendamento, para evitar aglomerações. Com o início da aplicação dessas doses, Milhã se torna o primeiro município da Superintendência Regional do Sertão Central a vacinar os professores.

Na fila de vacinação para receber a primeira dose, Neto Nogueira, Diretor da Escola Municipal Cleonice Bezerra, relatou o quanto se sente emocionado em finalmente ter a oportunidade de se vacinar. "Hoje é um momento muito feliz, um momento que todo mundo aguardava e eu não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse processo." afirmou o Diretor Escolar.

A vacinação de professores na cidade de Milhã ocorre na sede da Secretaria da Saúde. A Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, esteve no local de vacinação acompanhando e auxiliando a imunização dos trabalhadores da educação e disse que a vacinação do grupo é o primeiro passo para que as escolas sejam reabertas.

#Saúde 30/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Novo decreto de isolamento social.

Diante do crescente número de casos confirmados da Covid-19 no município de Milhã, o comitê municipal de combate ao coronavírus decidiu prorrogar o decreto em vigor, sendo assim, permanecem válidas as determinações até o dia 06 de junho.

Confira os principais pontos do decreto 031/2021.

#Saúde 29/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã recebe doação de 2 capacetes Elmo para hospital municipal.

O prefeito Alan Macêdo e a Primeira Dama e Secretária de Saúde Jamine Borges, receberam na manhã deste sábado (29/05) a doação de dois capacetes ELMO para o hospital municipal de Milhã.

Dr. Walmir Pontes diretor da Unimed Sertão Central, fez a doação dos capacetes ELMO para o município através da ex vereadora Antônia Maria e do Secretário Municipal de Educação Renato Pinheiro.

A doação vem em boa hora e irá dar suporte ao hospital municipal para reduzir o número de transferências de pessoas com quadros respiratórios.

Na ocasião ainda estavam presentes a Diretora do Hospital Municipal Elaine Pinheiro, representantes da Unimed, os vereadores Jefferson Figueiredo e Cirdes Moreira e o ex prefeito Otacílio Macedo.

#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE COVID MATA, DENGUE TAMBÉM.

O maior foco do Aedes aegypti está dentro de sua casa e em seu

quintal. Eliminar criadores é a forma mais eficaz de combater o mosquito.

O número de focos de reprodução do mosquito está aumentando!

O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte.

#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinômetro da Covid-19 em Milhã

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na manhã dessa segunda-feira (24/05), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 3.009 pessoas vacinadas, entre trabalhadores da Saúde, Idosos com idade acima de 60 anos, quilombolas, policiais e pessoas com comorbidades. Milhã recebeu 5.280 doses e já aplicou 4.613, ou seja, 87,37% das doses recebidas.

NOTA: A maioria das doses restante são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 21/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Fiscalizações na região de Carnaubinha e Ipueiras.

Visando o cumprimento do decreto municipal 027/2021 que determina isolamento social rígido em Milhã, os Agentes da Vigilância Sanitária, estiveram realizando rondas na região de Carnaubinha e Ipueiras, principalmente em bares e açudes.

O objetivo das ações é conscientizar a todos sobre a gravidade do momento que estamos passando, bem como manter a postura de diálogo para o cumprimento das determinações do decreto municipal.

Disk PM: 88 9829-8190

#Saúde 20/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã adere ao programa Saúde com Agente.

Milhã adere ao programa Saúde com Agente

O programa trata-se de um curso técnico para a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Endemias.

#Saúde 20/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza teleconsultas com médicos especialistas.

Mesmo diante do cenário pandêmico que estamos passando, a Secretaria da Saúde de Milhã continua com os atendimentos na policlínica regional de Quixadá. As Consultas são realizadas de forma online com médicos especialistas: dermatologista, reumatologista, neurologista, ortopedista, entre outros.

Apesar de não ser da forma que gostaríamos de fazer, nos atendimentos realizados por celular, há uma enorme economia de tempo para o médico e para o paciente, além disso, o médico tem a oportunidade de atender pacientes que residem em diferentes localidades, sem precisar se deslocar.

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Avaliação de obesidade para vacinação COVID-19

Dia 25 de maio

Hora: De 07:30 as 11:30

Local: PSF SEDE II

Avaliação de obesidade para vacinação COVID

Realizar agendamento na recepção do psf sede II

OBS: toda população, independente do PSF poderá agendar

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE 3° Fase da vacinação Covid-19 avançouuu!

Pessoas com 55 a 59 anos com doença cerebrovascular, pneumopatia crônica grave, doença renal crônica não dialitica ou imunodeficiência podem procurar seu PSF!

Dia19 de maio

A partir das 8h até enquanto tiver vacina!

Levar documento com foto, atestado ou relatório médico, CPF ou cartão do SUS.

- Pneumopatias crônicas graves

Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise

PA sistólica =180mmHg e/ou diastólica =110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade

- Doença cerebrovascular

Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular

Doença renal crônica

Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

- Imunossuprimidos

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Milhã realizam fiscalizações.

Visando o cumprimento do decreto municipal 027/2021 que determina isolamento social rígido em Milhã, os Agentes da Vigilância Sanitária, juntamente com o destacamento da Polícia Militar realizam desde domingo (16/05), abordagens em locais públicos e estabelecimentos comerciais.

O objetivo das ações é conscientizar a todos sobre a gravidade do momento que estamos passando, bem como manter a postura de diálogo para o cumprimento das determinações do decreto municipal.

A decisão do poder executivo municipal visa reduzir os impactos causados pela pandemia, em especial o aumento do número de casos da doença, nos últimos dias.

Disk PM: 88 9829-8190

#Saúde 14/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Novo decreto de isolamento social rígido do município de Milhã.

Novo decreto de isolamento social rígido do município de Milhã.

De 16 de maio de 2021 até 23 de maio de 2021.

#Saúde 12/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Homenagem as nossas enfermeiras que atuam nos PSF's e que atuam na Secretaria da Saúde e no Hospital Municipal.

Suas mãos mágicas saram todas as enfermidades. Seus estudos continuam mesmo após a faculdade e seu amor à profissão é o que te ergue todos os dias. É um esforço sem medidas, mas o sorriso em seu rosto mostra que isso é recompensador. Feliz Dia do Enfermeiro para você que escolheu salvar vidas!

Nossa homenagem as nossas enfermeiras que atuam nos PSF's e que atuam na Secretaria da Saúde e no Hospital Municipal.

#Saúde 02/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de vacinação contra COVID-19 para idosos de todo o município com 60 anos ou mais.

Mutirão de vacinação contra COVID-19 para idosos de todo o município com 60 anos ou mais.

Local: Todos os PSF

Amanhã (03/05) - De 8:00h às 12:00h

Vacinação para idosos com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose. Necessário documento de identificação com foto, cartão do SUS e uso obrigatório de máscara.

#Saúde 30/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Milhã informa que, de acordo com o decreto estadual e municipal, todo óbito SUSPEITO ou CONFIRMADO de COVID-19 não poderá ter o corpo velado. Devendo o caixão ser lacrado.

A paciente Maria Antônia Domingos da Silva que infelizmente veio a óbito nesta madrugada foi considerada suspeita de COVID pois apresentava febre e sintomas respiratórios. Todo o protocolo para atendimento de paciente suspeito foi realizado e foi permitida a presença da família junto ao corpo pelo tempo que fosse necessário. Em nenhum momento a paciente foi considerada como positiva, mas sim como suspeita!

A equipe do hospital municipal solidariza-se com a perda da família e disponibiliza-se para todo e qualquer esclarecimento!

#Saúde 14/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã inicia campanha de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe já começou no município de Milhã. É fundamental que a vacinação contra a gripe seja feita. Com a população imunizada, reduziremos o número de casos de internação e óbitos pelas complicações da influenza.

Se você faz parte do grupo prioritário da fase 1, procure seu posto de saúde e vacine-se, mas lembre, deve ser respeitado o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Atualização do vacinômetro do município de Milhã

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na tarde dessa segunda-feira (12/04), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 2122 pessoas vacinadas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos com idade acima de 65 anos, quilombolas e policiais. Milhã recebeu 3490 doses e já aplicou 2332 doses.

NOTA: A maioria das doses restante são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 01/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã inicia vacinação contra Covid-19 de povos tradicionais quilombolas.

A prefeitura de Milhã por meio da Secretaria da Saúde iniciou nessa terça-feira (31/03) a vacinação contra a Covid-19 dos povos tradicionais quilombolas do município. Estão sendo imunizados adultos acima de 18 anos que foram selecionados pelo governo do estado.

A inclusão das comunidades quilombolas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 tem base no decreto que institui a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, entre os quais se encontram os quilombolas.

#Saúde 01/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Atualização do Boletim Epidemiológico de 01/04/2021

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na tarde dessa quinta-feira (01/04), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 1888 pessoas vacinadas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos com idade acima de 65 anos e quilombolas. Milhã recebeu 2250 doses e já aplicou 2071 doses, ou seja, 92,04%.

NOTA: A maioria das doses restante são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 26/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de vacinação beneficiou todas as regiões de Milhã.

A Prefeitura de Milhã por meio da Secretaria da Saúde realizou vários mutirões de vacinação entre os dias 24 e 26 de março. O público alvo são idosos com idade acima de 70 anos.

As equipes iniciaram no Distrito de Carnaubinha e posteriormente os distritos de Barra e Região. Finalizando no dia 26, o mutirão de vacinação na Sede do município. A Ação contou com quatro equipes de vacinação na parte interna do PSF Sede II e uma equipe de vacinação Drive Thru. Além do Prefeito Alan esteve presente juntamente com a Primeira Dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, que faz parte da equipe de vacinação.

Após esse esforço o vacinômentro que acompanha os índices de vacinação no município apontou que 1457 pessoas já tinham tomado a primeira dosa.

#Saúde 25/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vigilância Sanitária e PM fiscalizam comércio local.

As ações de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus em Milhã vêm se intensificando muito nos últimos dias e em várias frentes de ações. Já com um número de 36 casos, a população precisa entender que a situação é muito preocupante e colaborar.

A Equipe da Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar de Milhã, realizam durante essa semana rondas no comércio local, visando orientar a população no tocante as determinações do decreto de lockdown em vigor no município que determina o fechamento destes estabelecimentos, para evitar aglomerações e assim a proliferação do vírus do Covid-19.

#Saúde 24/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Batemos hoje a marca de mais de 1000 pessoas vacinadas!

Hoje, 24 de março, a Secretaria da Saúde chegou a marca de 1000 milhaenses vacinados com a primeira dose contra a COVID-19, entre trabalhadores da Saúde e Idosos com idade acima de 70 anos.

Parabéns a todos os profissionais envolvidos. A Prefeitura informa que está trabalhando junto ao Governo do Estado no sentido de acelerar o fornecimento de vacinas para que possamos o quanto antes imunizar toda nossa população.

#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Cronograma com Mutirão de vacinação contra covid-19.

Mutirão de vacinação contra covid-19, para idosos acima de 70 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina para Covid.

Vacinação somente com documento de identificação com foto, cartão do SUS e máscara.

#Saúde 23/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE A Prefeitura Municipal de Milhã disponibilizará transporte para os idosos da região de Carnaubinha.

A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretaria da Saúde, informa que disponibilizará transporte para os idosos da região de Carnaubinha amanhã (24/03), para a campanha de vacinação contra COVID-19.

#Saúde 20/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Atualização do vacinômetro da Secretaria da Saúde de Milhã

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na manhã desse sábado(20/03), os dados da quantidade de milhaenses já vacinados contra a COVID-19.

São 877 pessoas imunizadas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos acima de 75 anos. Milhã já aplicou 1.046 doses.

#Saúde 19/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de vacinação contra covid-19, para idosos acima de 75 anos em Milhã.

Mutirão de vacinação contra covid-19, para idosos acima de 75 anos em Milhã.

Vacinação para idosos acima de 75 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina para Covid.

Hoje (19/03)

PSF Sede II

De 14:00 às 18:00

NÃO ESQUEÇA.

Vacinação somente com documento com foto e cartão do SUS.

#Saúde 19/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de vacinação contra covid-19, vacina 192 idosos acima de 75 anos em menos de 2 horas

A Secretaria da Saúde de Milhã realizou na tarde de hoje, 19 de março, um mutirão de vacinação contra Covid-19 para idosos com idade acima de 75 anos. A equipe realizou a aplicação de 192 doses em menos de 2 horas.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, é esperado um novo lote na próxima semana, para vacinar os idosos com idade acima de 75 anos que ainda não receberam a primeira dose.

#Saúde 17/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Cadastro para vacinação contra covid-19 dos trabalhadores da rede privada de saúde.

Cadastro para vacinação contra covid-19 dos trabalhadores da rede privada de saúde.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

- cópia da identidade;

- cópia do CPF;

- cópia cartão do SUS;

- cópia comprovante de endereço;

- cópia da carteira do conselho;

- declaração de vinculo ou copia do contracheque ou copia da carteira de trabalho ou alvará de funcionamento.

Se dirigir a secretaria de saúde no horário de 8h - 11h de 13h - 16h para realizar o cadastro.

Para mais informações: (88) 99980.8863

#Saúde 17/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Cadastro de vacinação para pessoas a partir de 18 anos.

Cadastro de vacinação para pessoas a partir de 18 anos.

O Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará, está com novas funções. Agora, você pode se cadastrar para tomar a vacina contra Covid-19 com apenas alguns cliques.

Baixe o Ceará APP na loja de aplicativos do seu celular, preencha o cadastro e aguarde a disponibilidade de vacinas. Juntos, podemos cuidar melhor de nosso município.

#Saúde 16/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Equipe da prefeitura visita PSF da Carnaubinha visando melhorias.

O Prefeito Alan Macêdo juntamente com a Primeira-dama e Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges e a Vice-prefeita, Tatiana Machado, visitaram na manhã de ontem (15/03) o PSF que atende o distrito de Carnaubinha e toda a região. Na oportunidade foi possível conversar com os servidores e planejar algumas melhorias para a unidade de Saúde.

#Saúde 16/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Lei n° 729/2021 para compra de vacinas contra covid-19 criada pelo Prefeito Alan Macêdo é sancionada.

Após se destacar entre os 6 primeiros município do Ceará a manifestar interesse na compra direta das vacinas contra o coronavírus, o Prefeito Alan Macêdo cria lei da qual permite que o município de Milhã compre vacinas para combate a pandemia da Covid-19. O Projeto de lei que foi sancionado no dia de hoje agora é a Lei N° 729/2021.

"Nossa luta é constante para evitar a proliferação do vírus, mas também para adquirir vacinas para imunizar o nosso povo. Esse projeto facilita a compra de vacinas por meio do consórcio de Prefeitos. Vamos vencer essa luta" Afirmou o Prefeito Alan Macêdo.

#Saúde 12/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo pagará piso nacional dos ACE e ACS

O Prefeito Alan Macêdo se reuniu na manhã dessa quinta-feira (11/03) com representantes dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) do município de Milhã, para informa-los que a partir desse mês (março) seus salários serão reajustados e receberão o piso nacional da categoria.

De acordo com o Prefeito Alan Macêdo, o aumento vai trazer mais dignidade e contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho dos agentes, que são profissionais que estão diariamente junto à população.

"Mesmo em uma severa crise financeira, nós trabalhamos duro e com muita transparência para garantir o pagamento do novo piso salarial. Esse é mais um compromisso de campanha que está sendo cumprido pela Administração A Força do Povo", afirmou o Prefeito Alan.

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Nota de esclarecimento sobre os testes de COVID-19 em Milhã

A Secretaria Municipal de Saúde de Milhã esclarece que a análise e o resultado dos exames RT-PCR (Swab Nasofaringe) para detecção da Covid-19 é de responsabilidade do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará), e em algumas situações, o próprio LACEN encaminha os exames para serem analisados na FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz).

A Saúde de Milhã realiza a coleta e o encaminhamento dos exames até o LACEN. A demora para a liberação do resultado das coletas se deve a alta demanda de infecção em todos os municípios do Estado do Ceará, não sendo possível garantir um período para liberação desse resultado. Reiteramos que a equipe de enfrentamento a infecção humana da Covid-19 de Milhã, trabalha incansavelmente para ofertar o atendimento adequado a todos os munícipes.

#Saúde 09/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinômetro da Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na tarde dessa terça-feira (09/03), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 558 pessoas já imunizadas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos acima de 75 anos. Milhã já aplicou 87,19% das vacinas recebidas.

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Alan Macêdo participa de reunião na Policlínica de Quixadá

O Prefeito Alan Macêdo na busca por melhorias para a saúde de nosso município, esteve nessa quinta-feira (04/03) participando juntamente com os demais prefeitos da microrregião de Quixadá, de uma reunião para tratar do Consórcio Público de Saúde.

Na ocasião foi discutido vários assuntos, entre eles:

- Apresentação do serviço ofertado aos municípios consorciados.

- Apreciação e assinatura do contrato de programa da policlínica e do CEO-R de 2021.

- Deliberação sobre plano de trabalho da policlínica para apoiar os municípios no enfrentamento da 2ª onda do Covid-19.

#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura realiza testes de COVID-19 com os servidores da Associação milhaense de Atendimento a Diversidade - AMAD.

A Prefeitura de Milhã, por meio da Secretaria Municipal da Saúde continua realizando os mutirões de testes da COVID-19 nos órgãos e entidades públicas. Já foram realizados mutirões com todas as escolas do município (públicas e particulares), na Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Câmara Municipal, ACS e ACE e com os Garis.

Ontem (01/03) foi a vez de testar os servidores da Associação milhaense de Atendimento a Diversidade - AMAD. "A testagem em massa nos possibilita identificar alguém que supostamente possa estar contaminado e possa repassar para os demais, até a chegada da vacina para todos, continuaremos testando e seguindo as recomendações de segurança" afirmou a Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges.

#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA DA SAÚDE O Prefeito Alan Macêdo entra em consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19.

Na tarde de ontem (01/03), o Prefeito Alan Macêdo participou juntamente com demais prefeitos do estado, de uma importante reunião, para tratar sobre a adesão dos municípios ao consórcio nacional de prefeitos para compra de vacinas contra a Covid-19.

Além de Milhã, outras cinco prefeituras assinaram um documento manifestando interesse em integrar o consórcio: Sobral, São Luís do Curu, Quixelô, São Gonçalo do Amarante e Nova Olinda. Agora a Prefeitura de Milhã aguarda receber aval também da Câmara Municipal.

#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Higienização e cuidados com as ambulâncias do município.

A Administração do Prefeito Alan Macêdo se preocupa com um atendimento de qualidade aos usuários do sistema de saúde, por isso a Secretaria da Saúde e o Hospital Municipal tem sempre zelado das ambulâncias que transportam os pacientes.

Apesar da frota reduzida que recebemos, hoje temos 3 ambulâncias atendendo na Sede do município e 1 no Distrito de Carnaubinha e região.

#Saúde 25/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã já aplicou 89,30% das vacinas recebidas.

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na manhã dessa quinta-feira (25/02), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a vacina contra a COVID-19.

São 326 pessoas já imunizadas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos acima de 75 anos. Milhã já aplicou 89,30% das vacinas recebidas.

#Saúde 24/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE PM e Vigilância Sanitária realizam ronda de fiscalização.

A Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária de Milhã, realizou hoje (24/02) mais uma ronda com objetivo de fazer cumprir o decreto do governo estadual que determina restrições para o comércio e feiras livres.

Na ocasião os agentes solicitaram a retirada das tendas da feira de rua que acontecia no centro da cidade, com fim de evitar aglomerações e proliferação da COVID-19.

#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Milhã adere ao Programa Saúde na Escola.

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.

#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Trabalhadores da saúde recebem 2ª dose da vacina contra Covid em Milhã.

Trabalhadores da saúde começam a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação está sendo feita de forma organizada para evitar aglomerações.

A imunização é destinada para os trabalhadores que receberam a primeira dose a 28 dias atrás. A vacina aplicada será a CoronaVac. A informação foi divulgada pela Coordenadora da Atenção Básica e do Programa Nacional de Imunização - PNI da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Kilvia Iris.

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha contra doença de Chagas no município de Milhã.

A Secretaria da Saúde, por meio dos agentes de endemias iniciaram no município de Milhã a campanha de combate a doença de chagas, Com a Orientação, captura, borrifação nos imóveis que forem encontrados os barbeiros, o trabalho vai ser realizado nas comunidades da zona rural conforme o itinerário do trabalho.

O mutirão é feito anualmente e tem como principal objetivo orientar os moradores da zona rural sobre os cuidados para evitar a proliferação do inseto transmissor, conhecido popularmente como "barbeiro", e prevenir a doença.

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE O Prefeito Alan Macêdo visitou a casa de apoio a saúde em Fortaleza.

O Prefeito Alan Macêdo visitou na manhã dessa terça-feira (09/02) a casa de apoio a saúde em Fortaleza. Na oportunidade conversou e almoçou com as pessoas que estavam na casa e avaliou o serviço de reforma que havia sido realizado antes da reabertura do local.

A casa de apoio fornece para os pacientes e acompanhantes, refeições, café da manhã, almoço e jantar, além da disponibilidade de veículos para deslocamento dos pacientes até consultórios, hospitais, laboratórios e buscar e levar para agendamento de consultas, exames e cirurgias em todas as especialidades, provenientes do município de Milhã.

"Pude ver pessoalmente que as pessoas estão sendo bem tratadas e sendo cuidadas da melhor forma possível, como deve ser. As dificuldades ainda são grandes, mas a saúde sempre será prioridade em minha administração" afirmou o Prefeito Alan Macêdo.

#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinômetro no município de Milhã

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na tarde de hoje (04/02), os dados da quantidade de milhaenses já imunizados com a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

São 97 trabalhadores da saúde e 44 Idosos acamados com idade acima de 75 anos.

#Saúde 03/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação dos idosos acima de 75 anos acamados

A Secretaria da Saúde, deu início a vacinação de idosos acamados que tem idade acima de 75 anos. As visitas para aplicação das doses estão sendo realizadas por uma técnica de enfermagem juntamente com as agente de saúde de cada área.

A vacinação dos Idosos acamados acima de 75 anos faz parte da fase 1 do plano municipal de imunização contra a COVID-19. Posteriormente a vacinação desses idosos que estão acamados, se iniciará a aplicação das doses nos demais.

Vale ressaltar que paralelamente também estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde que fazem parte da linha e frente ao combate ao vírus.

#Saúde 02/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretária da Saúde, Dra. Jamine Borges, concede entrevista a Rádio Sertão FM Entenda como será a vacinação dos Idosos
#Saúde 02/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação dos Trabalhadores da Saúde

Hoje (02/02) a Secretaria Municipal da Saúde dando continuada a vacinação dos Trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente contra a COVID-19, organizou mais um mutirão de vacinação.

Já são 94 Trabalhadores da Saúde que tomaram a primeira dose da vacina. Confira as imagens a seguir:

#Saúde 01/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza testes de COVID-19 em Profissionais da Educaçao da rede estadual

Por meio da Secretaria da Saúde, a Prefeitura Municipal de Milhã realizou um mutirão de testes de COVID-19 na Escola Euclides Pinheiro de Andrade, que faz parte da rede estadual de ensino.

A Iniciativa que disponibilizou testes para todos os profissionais da escola e realizou 29 coletas, é uma ação preventiva que visa o início do ano letivo. Foram seguidas todas as orientações necessárias de distanciamento e uso de máscaras para a realização dos testes. Os servidores que apresentarem resultado positivo para o novo coronavírus serão isolados e receberão orientações da equipe de saúde.

Para o diretor da Escola, Professor Rogério Barros essa ação oferece mais segurança para a instituição de ensino e também para os profissionais.

Segundo a Secretaria da Saúde, Dra. Jamine Borges, a testagem em massa tem o objetivo de diagnosticar possíveis contaminações do novo coronavírus. "Ao realizar os exames, nós queremos garantir que teremos um retorno as aulas seguro e responsável para todos os profissionais da educação". A secretária reforça que a equipe técnica está programando a testagem em massa das escolas públicas municipais também.

#Saúde 01/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Médico Dr. Rômulo Coelho realiza atendimentos em Milhã.

Na manhã desse último sábado (30/01) o Médico Cirurgião Geral, Ginecologista e Obstetra Dr. Rômulo Coelho realizou atendimentos em Milhã.

As consultas foram realizadas na sede da secretaria municipal da saúde e ocorrem uma por mês. Os atendimentos são voltados principalmente para gestantes que apresentem algum risco e para cirurgias gerais. Os pacientes são encaminhados pelos médicos e enfermeiros dos PSFs e são agendados na central de exames.

#Saúde 28/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Pré-cadastro dos idosos acima de 75 anos para tomarem a vacina contra COVID-19

Fiquem atentos para o Pré-cadastro dos Idosos acima de 75 anos que fazem parte da fase 1.

??Dia 29/01 será destinado para o Pré-cadastro dos Idosos acima de 75 anos nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril.

??Dia 01/02 será destinado para o Pré-cadastro dos Idosos acima de 75 anos nascidos em maio, junho, julho e agosto.

??Dia 02/02 será destinado para o Pré-cadastro dos Idosos acima de 75 anos nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Os idosos ou os parentes devem procurar seu PSF munidos de CPF, RG e Cartão do SUS para realização do Pré-cadastro de vacinação.

Para mais informações entre em contato com o WhatsApp da central do COVID-19: (88) 99697.2619

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE O Prefeito Alan Macêdo inaugura Centro de Atendimento do COVID-19 em Milhã

O Prefeito Alan Macêdo inaugurou na tarde dessa quarta-feira (20/01) um Centro de Atendimento exclusivo para a COVID-19. No local serão atendidos as pessoas que chegarem com alguns sintomas do vírus ou para realização dos testes. Dessa forma os pacientes do Hospital ficam mais isolados, diminuindo a possibilidade de um contágio.

Na ocasião também foi realizada uma coletiva pela Secretária da Saúde e Primeira-dama do município, Jamine Borges, onde a mesma explicou que a vacinação iniciará pelos profissionais da saúde e posteriormente os idosos acima de 75 anos. Logo mais será divulgado o cronograma de vacinação do município.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Está a caminho de Milhã, primeiras doses da vacina contra a covid-19

O Prefeito Alan Macêdo está a caminho de Milhã, juntamente com a Secretária da Saúde e Primeira Dama, Jamine Borges, trazendo as vacinas que iniciarão a campanha de imunização contra a COVID-19. É um momento de muita gratidão a todos os que se dedicarão para salvar a vida de centenas de milhaenses.

#Saúde 14/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Milhã recebe refrigerador para armazenar vacinas contra a COVID-19.

A Secretaria Municipal da Saúde se prepara para vacinar a população milhaense contra o coronavírus, nosso município já recebeu uma câmara refrigerada para armazenar as doses.

A câmara refrigeradora tem capacidade para armazenar 200 litros, adequadas para as unidades que recebem até 9 mil doses de vacina por mês. Os equipamentos refrigeradores serão usados prioritariamente para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Ainda segundo o Governo do Estado, a chegada dos equipamentos faz parte do plano do Governo do Ceará para receber as vacinas da Covid-19.

"Estamos iniciando a preparação para esse processo de vacinação. Além desse equipamento recebido, estamos formando um comitê especial voltado apenas para o combate ao COVID-19". Afirmou Jamine Borges, Secretária Municipal da Saúde.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 22/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Milhã se prepara para dia D, da campanha de vacinação antirrábica Acontecerá neste sábado, 24/11 de 8 as 14 hs, o Dia D da campanha de vacinação antirrábica promovida pela Prefeitura municipal de Milhã, através da Secretaria Municipal de Saúde. O Ministério da Saúde não estima uma meta de imunização, mas a Vigilância Ambiental pretende imunizar, entre cães e gatos, mais de 4 mil animais. Devem ser vacinados animais apartir de 3 meses de vida.
Os pontos de vacinação serão Posto de Saúde de Carnaubinha, Posto de Saúde Sede I, Praça da Matriz de Milhã, Praça do Bom Acerto e na avenida principal no Distrito de Monte Grave.
De acordo com o Coordenador de Endemias SMS, Elineldo Oliveira, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano Porém, se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina.

Informações do portal DM
#Saúde 17/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Mais de 70 exames de ultrassonografias foram realizadas essa semana em Milhã

Prefeito Darlan Dantas e o Secretário de Saúde Dr. Charles Piérry, não têm medido esforços para garantir a população acesso ao exames de ultrassonografia com qualidade. Evitando que os usuários se desloquem até o município de Quixadá, onde é nossa referência, o Prefeito está trazendo mensalmente o médico Dr.Jorge Coelho para realizar os exames de ultrassonografia endovaginal, obstétricas, mamárias, pélvicas, de articulações e outras na sede da Secretaria da Saúde.
#Saúde 08/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo
Deu início, segunda-feira (06), a nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo que vai até o dia 31/08, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal. O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos, inclusive, as Unidades Básicas de Saúde de Milhã. Essa ação está dentro da política do selo UNICEF, referente ao ODS (objetivo de desenvolvimento sustentável) “Saúde e Bem estar”. E se refere ao impacto “meninos e meninas com acesso ampliado a programas de saúde, educação e proteção social adequados e com qualidade, e participando ativamente na elaboração, implementação e monitoramento desses serviços. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e emergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna rainha dos baixinhos. “Às vezes enfrentamos uma situação como essa de baixa cobertura vacinal que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressaltou o ministro da Saúde Gilberto Occhi no lançamento da campanha. O prefeito Darlan Dantas e o secretário de saúde Dr. Charles Pierry, informam que no município de Milhã, todas as Unidades Básicas de Saúde já se encontram abastecidas com as doses da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. Papai e Mamãe leve sua criança de 01 a menores de 05 anos na sua UBS. Lembrando de não esquecer a caderneta de vacinação.
#Saúde 05/04/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Darlan discute ações e realiza planejamento junto a equipe de saúde do distrito de Barra A coordenadora da Atenção Primária, Paula Pinheiro, participou da reunião
Milhã - O prefeito municipal, Darlan Dantas, juntamente com o secretário de Saúde, Charles Piérry e a coordenadora da Atenção Primária, Paula Pinheiro se reuniram nessa quinta-feira, 05, com a equipe Básica de Saúde do Distrito de Barra.

Segundo informou a Secretaria, o motivo da reunião foi para discutir ações e realizar planejamento.

“O monitoramento feito pela equipe da Saúde de Milhã junto a essas reuniões e planejamentos com a participação do nosso prefeito e secretário tem sido fundamental para direcionar o trabalho e possibilitar a oferta de um serviço de maior qualidade à população”, explicou Paula Pinheiro.

#Saúde 22/02/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Secretários de Saúde que compõem a 8ª CRES são recepcionados em Milhã O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 16/12/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Casa de Apoio à Saúde de Milhã recebeu cerca de 4.300 pacientes em 2017. A Casa de Apoio à Saúde de Milhã está em amplo funcionamento e estrategicamente localizada no Bairro Rodolfo Teófilo, próxima aos principais hospitais de Fortaleza (CE). O local que é financiado pela Prefeitura de Milhã, através da Secretaria da Saúde, tem a finalidade de acolher os milhaenses que estejam passando por tratamento de saúde. O espaço recebe cerca de 90 pessoas por semana, com estadia e alimentação gratuitas.

A Casa é composta por 04 quartos, dois banheiros, sala, cozinha, área de serviço e garagem. Os pacientes são acolhidos e fazem a alimentação, onde é ofertado diariamente café-da-manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.

Sob a supervisão da servidora Ana Carolina, a equipe da Casa de Apoio é composta por 05 servidores (Valdelice, Clebiane, Adonias Pinheiro, Hélio Júnior e Paulo Isaac) que cuidam e zelam do bem público, transportam os pacientes até os locais de atendimento e ajudam na marcação de exames e consultas, evitando, por diversas vezes, o deslocamento dos pacientes até a capital. Ressalta-se, a belíssima contribuição de alguns voluntários, filhos de Milhã, no funcionamento e zelo do local. Os móveis foram adquiridos através de doações.

O carinho, o cuidado e a atenção dados pelos funcionários são reconhecidos pelos usuários. “Por diversas vezes, tenho agendado consultas e exames dos pacientes de Milhã, evitando o deslocamento até Fortaleza e, automaticamente, dando a oportunidade a outra paciente no transporte sanitário e na Casa de Apoio”, destacou Adonias Pinheiro.

O Prefeito Darlan Dantas vê a Casa de Apoio à Saúde como uma ferramenta muito importante na garantia e na continuidade do tratamento. “O Município ainda disponibiliza o Transporte Sanitário que conduz os pacientes de Milhã a Fortaleza, durante 03 (três) dias da semana, segunda, quarta e sexta-feira.” Afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Charles Piérry.
#Saúde 07/12/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Milhã é 2° colocado na realização de exames de PSA Em mais uma demonstração do excelente trabalho que vem sendo realizado à frente da Secretaria da Saúde, o município de Milhã ficou em segundo colocado na 8ª CRES na realização de exames de PSA.

O Secretário da Saúde, Dr. Charles Pierry, informou que os exames foram realizados na campanha do “Novembro Azul”, mês dedicado a ações voltadas a prevenção do câncer de próstata. O Município fica atrás apenas de Quixadá e ultrapassou outros como Quixeramobim e Pedra Branca.

Para o Secretário Dr. Charles, esse resultado mostra a evolução da Saúde em Milhã. “Graças ao nosso esforço e apoio de nosso Prefeito Darlan Dantas, percebemos nitidamente que a saúde tem desempenhado um papel muito importante no desenvolvimento de nosso município, os resultados alçados são provas disso. Prevenir sempre é o melhor” destacou o Secretário.

#Saúde 05/12/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Hospital Municipal de Milhã investe no transporte de pacientes. O Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim, é um hospital de pequeno porte, entretanto o Prefeito Darlan Dantas tem investido no transporte para atender um fluxo de pacientes voltado para clinico geral, obstetrícia, pediatria, pequenas cirurgias, urgência e emergência.

De acordo com informações repassadas pela diretora Administrativa, Aquila Diniz, o hospital conta com três (3) ambulâncias, sendo que (2) estão prontas a qualquer momento para realizarem a transferência de pacientes em estado de urgência e uma outra para atendimento das ocorrências locais.

O Município também oferece para os usuários do SUS, uma Van que transposta pacientes de Segunda a Sexta para realizar exames e procedimentos cirúrgicos em Quixeramobim e Quixadá. Além disso a saúde de Milhã conta também com um microônibus que vai para fortaleza (3) vezes por semana, nos dias de segunda, quarta e sexta.

A atual administração oferece para os pacientes que realizam hemodiálise em Quixadá, um carro específico para leva-lós até o CDRQ-Centro de Doenças Renais Hip Arterial, nos dias de segunda, quarta e sexta. Também é disponibilizado (3) veículos que transportam pacientes do Distrito de Carnaubinha, de Açude Novo e da comunidade de Barra do Juazeiro.

O Diretor de Transportes do Hospital, Bermario Nogueira, afirmou que os transportes são cuidadosamente higienizados antes de saírem para algum atendimento. Esse trabalho é feito com objetivo de dar mais conforto e segurança aos passageiros.
#Saúde 28/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Marca histórica: Milhã realiza 104 exames de PSA. A Prefeitura de Milhã, através da Secretaria da Saúde, tem realizado várias ações nesse mês de novembro voltadas para a campanha do “Novembro Azul”. Esse é o mês de intensificação das ações de combate ao câncer de próstata.

Foram coletadas 104 amostras de sangue. Com esse resultado o município de Milhã atinge uma marca histórica, o maior mutirão de exames de PSA realizado na história de Milhã.

O exame PSA é um dos primeiros e principais exames realizados quando há suspeita de câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas ou mesmo que apresentam sintomas associados ao câncer. Trata-se, portanto, de um simples exame de sangue usado para avaliar os níveis de PSA.


O exame PSA ainda é utilizado mesmo após o diagnóstico do câncer de próstata. Ele é útil para identificar se a doença está contida apenas na próstata ou disseminada para outras regiões (no caso de apresentar um nível muito elevado), além de representar uma parte essencial do monitoramento durante e mesmo após o tratamento.
#Saúde 28/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Administração do Prefeito Darlan Dantas realiza mutirão de Cirurgias odontológicas. A Prefeitura Municipal de Milhã, Administração Milhã: Um Novo Tempo, Uma Nova História, através da Secretaria da Saúde na Pessoa do Secretário Dr. Charles Pierry realizou um importante mutirão de cirurgias odontológicas no município com apoio do Prefeito Darlan Dantas

O Cirurgião-dentista e Secretário de Saúde, Dr. Charles Piérry, vendo a necessidade dos pacientes que aguardavam na fila de espera para o CEO de Quixeramobim decidiu realizar o mutirão para acabar com a espera dos milhaenses.

A ação que foi realizada no sábado, dia 25 de novembro de 2017, na USB SEDE I e atendeu 17 pacientes e mais de 30 procedimentos. Essa é uma ação inovadora que periodicamente estará sendo realizada pela Secretaria da Saúde.
#Saúde 22/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CANCÊR DE PRÓSTAT
A

A Prefeitura Municipal de Milhã através da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma atividade de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, no próximo dia 27 de novembro ás 8:00 da manhã na sede da Secretaria da Saúde.
Serão realizados orientações e exames preventivos do câncer de próstata (PSA) por meio da coleta de sangue.
Público-Alvo e Orientações para Coleta de S
angue
- Homens acima de 50 anos;
- Não necessita Jejum;
- Não ter relação sexual em até 48 horas (2 dias) antes do exame;
- Não andar de bicicleta, moto ou cavalo em até 48 horas (2 dias) antes do exame;
Todos os homens que desejarem participar do mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata devem procurar a Secretaria Municipal da Saúde para agendar portanto dos documentos de identificação (Identidade, Cartão do SUS e Comprovante de Residência).
Maiores informações pelo número (88) 9.9729.7854.

Milhã, 22 de Novembro de 2017


CHARLES PIÉRR
Y NOBRE FERREIRA
Secretário M
unicipal de Saúde
Milhã/CE

#Saúde 15/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Ações de combate ao Aedes são realizadas no bairro Nossa Senhora de Fatima O Comitê Municipal de Combate à Dengue foi criado no primeiro semestre desse ano com objetivo de realizar ações voltadas a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e ontem, dia 14 de novembro os membros comitê, juntamente com a equipe técnica da Secretaria da Saúde, colocaram a mão na massa no Bairro N. Sra. de Fátima.

A Equipe que é composta por vários secretários e servidores municipais esteve junto com os agentes de endemias, realizando uma campanha de limpeza nas redondezas do bairro, além disso adentram as casas dos moradores entregando panfletos preventivos e analisando os reservatórios de água.

O Subsecretário da Saúde, Orlaneudo Lima, disse que várias outras ações estão programadas para os próximos meses. “ O trabalho de prevenção ao Aedes não é apenas dos agentes de endemias ou do comitê, é uma parceria entre os órgãos públicos e a sociedade. Até agora nosso município tem apresentado ótimos índices no trabalho contra o mosquito e a tendência é intensificar mais ainda as ações” destacou o Subsecretário.
#Saúde 13/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Milhã, através da Secretaria da Saúde, realiza dia D de vacinação contra a raiva Como parte da proposta nacional a Secretaria da Saúde de Milhã, através do setor de endemias e da Vigilância em Saúde realizou no último sábado, dia 11 de novembro o dia D de vacinação dos animais contra a raiva.

Das 8:00 horas da manhã até as 14:00 horas, os agentes de endemias estiveram distribuídos em pontos estratégicos do município realizando a imunização dos animais. Os locais foram: Praça da Sede, UBS Sede I, Praça do Bom Acerto, Centro de Convivência de Monte Grave e UBS de Carnaubinha.

O Prefeito Darlan Dantas que esteve na Praça Matriz acompanhado do Secretário da Saúde, Dr. Charles Pierry, falou da importância da Campanha. “A imunização de nossos animais domésticos é sem dúvida uma prova de carinho e cuidado. A Realização dessa campanha é importante porque a raiva não afeta somente aos animais, mas pode chegar também a ser contraída por humanos” destacou o Prefeito.

Dr. Charles Pierry, que acompanhou o Coordenador do Setor de Endemias, Elineudo Oliveira, na visita aos pontos de vacinação informou que 50% dos animais já foram imunizados.
#Saúde 10/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde divulga locais de vacinação contra Raiva A Secretaria da Saúde por meio do Secretário, Dr. Charles Pierry e do Coordenador de Endemias, Elineldo Oliveira, divulgou os locais de vacinação dos animais para o dia “D” contra a Raiva.

O dia “D” está marcado para o dia 11 de novembro, entretanto os agentes de endemias já iniciaram desde o início do mês as visitas na zona rural e nos lugares mais distantes com objetivo de atingirem 100% dos animais.

Serão em 5 pontos de vacinação:
- Praça da Matriz;
- Praça do Bom Acerto;
- UBS de Carnaubinha;
- Centro de Convivência de Monte Grave;
- UBS Sede I.

A vacinação iniciará a partir das 08:00h e se estenderá até as 14:00h do dia 11 de novembro (Sábado). Não perca a oportunidade de imunizar o seu animalzinho. Essa é uma campanha da Prefeitura Municipal de Milhã, através da Secretaria da Saúde.
#Saúde 08/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Milhã é destaque na realização de mamografias
De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, a administração do Prefeito Darlan Dantas, realizou no mês de outubro durante a campanha do outubro rosa 283 exames de manografia de forma gratuita para as mulheres milhaenses.

Foram 240 mamografias realizadas através do Caminhão Amigo do Peito e 43 em Quixadá (40 na Policlínica e 03 na Maternidade Jesus, Maria e José) com isso Milhã foi o 4º Município que mais realizou mamografia na Policlínica de Quixadá, ficando atrás apenas de Quixadá, Quixeramobim e Pedra Branca.

Para o Secretário de Saúde, Dr, Charles Pierry, isso é mais uma demonstração do compromisso que a atual gestão tem com a busca por uma saúde de qualidade para os milhaenses. O Prefeito Darlan recebeu a notícia com muita alegria e se disse contente com o resultado.
#Saúde 27/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Milhã, realiza Semana Municipal de Combate ao Aedes Administração do Prefeito Darlan Dantas, através do Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti que é formado pela união de várias Secretarias do Município, está promovendo uma semana de ações voltadas a conscientização da população sobre os riscos do mosquito.

Promover ações de mobilização e sensibilização as redes de Educação, Assistência Social e Saúde do Município, acerca da importância da prevenção de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, bem como do combate ao mosquito Aedes aegypti, a partir de orientações do Comitê Gestor Estadual de Política de Enfretamento à Dengue, Zica e Chikungunya e da Secretaria da Saúde do Ceará.

A Campanha tem como Público alvo, Gestores, docentes, discentes, conselheiros e demais profissionais, beneficiários e usuários das redes de Educação, Assistência Social e Saúde.

Hoje, dia 27 de outubro, a equipe esteve na Escola Estadual Euclides Pinheiro de Andrade, onde foram realizadas palestras educativas com temas do Programa Saúde na Escola - PSE, houve distribuição de materiais e participação de técnicos da Secretaria da Saúde para fazer o Cadastro dos estudantes que ainda não possuíam Cartão Nacional de Saúde.

O Comitê ainda se reuniu para discutir a criação de uma brigada, com a finalidade de combater os focos do mosquito Aedes nos prédios públicos do município. Está previsto para semana que vem rodas de conversas com idosos e com a direção das escolas municipais.
#Saúde 25/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes de Endemias, iniciam Campanha de Vacinação contra a Raiva A Secretaria da Saúde, através do Setor de Endemias e da Vigilância Sanitária, inicia Campanha de Vacinação Antirrábica no município de Milhã. Segundo o Coordenador dos ACE, Elineldo Oliveira, o dia “D” está marcado para o dia 11 de novembro, entretanto os agentes de endemias já iniciaram essa semana as visitas na zona rural e nos lugares mais distantes com objetivo de atingirem 100% dos animais.

A Raiva é uma doença fatal que pode acometer a todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura.

O Secretário da Saúde de Milhã, Dr. Charles Pierry, expressou sua expectativa de sucesso da campanha. “Nossos agentes já estão em campo vacinando os animais, além disso, serão realizados mutirões de vacinação nas Praças da Sede e do Bairro Bom Acerto e nos Distritos de Carnaubinha e Monte Grave.

“Nossa administração tem realizado intensas campanha de prevenção e vacinação dessas doenças. A Campanha Antirrábica não se trata unicamente do cuidado de nossos animais, mas também da prevenção para evitar que nossos munícipes possam serem afetados” frisou o Prefeito Darlan.
#Saúde 24/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde inicia em parceria com o Estado capacitação para os ACS Aconteceu hoje, dia 24 de outubro no auditório da Secretaria Municipal da Educação, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto que tem como tema desenvolvimento infantil, está sendo desenvolvido em 3 etapas. A Primeira aconteceu em setembro no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana e da Primeira Dama e madrinha do projeto, Onélia Santana.

O município recebeu hoje a visita da tutora Milena Barbosa para dar início a segunda etapa com uma formação para os ACS. A inovação será a realização de aulas semipresenciais, onde os participantes estudarão através da plataforma da Escola de Saúde.

A Abertura da formação contou com a presença do Secretário da Saúde, Dr. Charles Ferreira; Subsecretário, Orlaneudo Lima e da Coordenadora da Atenção Básica e do NASF, Evanice Pinheiro.
#Saúde 19/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza comemoração do dia dos ACS e ACE Com incentivo do Prefeito Darlan Dantas, o Secretário de Saúde, Dr. Charles Pierry juntamente com sua equipe, realizaram uma comemoração referente ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias.

O Chefe de Gabinete, Kenio Pinheiro, esteve presente representando o Prefeito Darlan Dantas que não pode comparecer devido a compromissos extras. De acordo com o Secretário, essa é uma forma de incentivar o excelente trabalho que os ACS e os ACE tem realizado em nosso município
#Saúde 16/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde capacita Agentes de Endemias para dar início a campanha antirrábica.
O Secretário de Saúde, Dr. Charles Pierry e o Coordenador dos Agentes de Endemias, Neudo Oliveira, realizaram uma capacitação com os agentes de endemias, visando o repasse de orientações para dar início a campanha antirrábica.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos - sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes - sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer.

A expectativa da coordenação de endemias é realizar a imunização de todos os animais do município. Para isso os Agentes contam com o apoio indispensável do Prefeito Municipal Darlan Dantas que não tem medido esforços para auxiliar nas campanhas.
#Saúde 12/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretário de Saúde esclarece saída de médico do PSF Monte Grave Diante de inúmeras inverdades e especulações sobre a saída do médico Jackson Macêdo, lotado na Equipe de Saúde da Família de Monte Grave, o Secretário de Saúde, Dr Charles Piérry, apresenta esclarecimentos verdadeiros.
A Coordenação da Atenção Primária autorizou a saída do médico para a realização de um curso, de interesse particular do próprio médico, durante o mês de setembro, em Recife, por aproximadamente 30 dias. Durante a ausência do médico, a equipe gestora da Secretaria da Saúde trabalhou de forma a não deixar os pacientes desassistidos. O médico retornou as atividades no dia 10/10/2017. Ressalta-se que, o pagamento do salário foi referente aos dias trabalhados, sendo descontados os dias em que ausentou-se do Município.
No dia seguinte, 11/10/2017, quando estava programado atendimento na Unidade de Saúde, o mesmo entrou em contato com um membro da Equipe de Saúde dizendo que estava indo embora e que não atenderia mais no Município, deixando os pacientes que estavam agendados para o atendimento, aguardando. Juntamente com a Coordenadora, Evanice Pinheiro, o Secretário de Saúde procurou o médico na pousada e ele já não se encontrava mais no Município. Tentou-se contato via telefone por diversas vezes, porém não obtiveram sucesso.
Portanto, a Secretaria da Saúde informa que não houve demissão, tampouco exoneração, assim como reporta o blog SolNews, sendo uma matéria sem fundamento algum, baseada apenas em critérios políticos. A saída do profissional médico foi de sua livre e espontânea vontade, sem sequer procurar a Secretaria da Saúde para informar.
A gestão do Prefeito Darlan Dantas reforça o compromisso e o cuidado com a população de Milhã e enfatiza a procura de outro profissional para ocupar a vaga deixada pelo médico Jackson Macêdo.

#Saúde 21/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Conheça mais sobre o SAME do Hospital Municipal de Milhã O Hospital João Leopoldo Pinheiro Landim tem, entre seus diversos serviços administrativos, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística - SAME, que atua colaborando na missão desta Instituição Hospitalar de bem servir na prestação de assistência médica com eficiência e qualidade a toda a sociedade de Milha.

O SAME é o responsável por organização, auditoria administrativa, armazenamento e guarda de prontuários médicos, permitindo sua rastreabilidade sempre que necessário. É também responsável pela elaboração dos indicadores estatísticos no âmbito técnico e de produção/produtividade, visando à avaliação da demanda e do desempenho da unidade hospitalar. O Serviço tem a Auxiliar Administrativa, Norma Paiva, a frente dos trabalhos.

- Atribuições Especificas do SAME
Localizar e fornecer prontuários solicitados para consultas ambulatoriais, internação, estudos, pesquisa e auditoria, receber, revisar e ordenar os prontuários de pacientes que saírem de alta, manter o controle de saídas e devolução de prontuários médicos, fornecidos para consultas ambulatoriais, unidades de internação e/ou setores do Hospital, arquivar e custodiar os prontuários de internações e ambulatoriais, Receber e providenciar respostas de informações aos interessados, quando autorizados pela Diretoria do HJLPL.

Você sabia?
- O prontuário do paciente é o conjunto de documentos que relatam a história e a vida clínica do paciente.
- O prontuário do paciente tem um valor imensurável para a instituição, para o próprio paciente, para os membros da equipe de saúde e é de grande utilidade para o ensino e para a pesquisa.
- Sendo um documento muito importante, o prontuário do paciente deve receber um tratamento diferenciado, ou seja, ser melhor elaborado e manuseado com mais cuidado, zelando-se pela integridade dos seus componentes.
- O prontuário do paciente pode ser um instrumento de defesa ou acusação, dada a sua elaboração. É um instrumento legal que comprova o atendimento prestado ao paciente e possibilita uma análise acurada dos fatos ocorridos com ele.
#Saúde 21/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Milhã recebe visita de entrevistadores do PMAQ Essa semana a Secretaria da Saúde de Milhã, recebeu a visita dos entrevistadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ. A equipe foi recepcionada pelo Prefeito Municiapl Darlan Dantas, e o Secretário da Saúde, Dr. Charles Piérry.

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Os entrevistadores estiveram presentes nas Unidades Básicas de Saúde Sede I, Sede II, Barra, Monte Grave e Carnaubinha. A equipe da Secretaria da Saúde acompanhou todo o processo de coleta de dados durante os dois dias de permanência dos entrevistadores do PMAQ.
#Saúde 17/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Darlan Dantas e Secretário da Saúde garantem 240 exames de mamografias em Milhã O Prefeito Darlan Dantas, juntamente com o Secretário da Saúde, Charles Pierry, conseguiram em parceria com o Programa Amigo do peito, trazer para Milhã um Caminhão que realiza exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 a 69 anos.

Desde sexta-feira o Caminhão Amigo do Peito já está em frente à praça matriz de Milhã, inicialmente seriam 160 mamografias, porém com o esforço e articulação do Prefeito e Secretário de Saúde, as mulheres milhaenses foram beneficiadas com mais um dia para realizar atendimento especializado, totalizando assim 240 exames em 3 dias.

Esse serviço faz parte da campanha antecipada do Outubro Rosa, que é o mês dedicado a prevenção do câncer de mama e também mostra o compromisso e a preocupação do gestor municipal com a saúde das mulheres de nossa cidade.
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Caminhão do Programa Amigo do Peito já está em Milhã realizando exames. O Prefeito Darlan Dantas, através da Secretaria da Saúde, conseguiu mais um benefício para a população de Milhã, dessa vez foi a Unidade Móvel Amigo do Peito, que vai realizar 160 exames da mamografia de forma gratuita com mulheres de idade entre 50 até 69 anos.

O Caminhão Amigo do Peito, como é popularmente conhecido já se encontra na praça Matriz de Milhã. O Prefeito Darlan Dantas esteve presente na cerimônia de abertura do Programa, juntamente com o Secretário da Saúde: Charles Pierry. Essa ação já faz parte da campanha antecipada do Outubro Rosa, um movimento mundial, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O caminhão ficará em Milhã hoje (15/09) e amanhã (16/09) disponibilizando 80 mamografias diárias, totalizando a realização de 160 mamografias para as mulheres milhaenses. Lembre-se de levar a cópia de seu CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de Residência.
#Saúde 21/07/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretário Estadual da Saúde acompanha Prefeito Darlan Dantas em visita ao Hospital Municipal Ontem, dia 20 de Julho, o Prefeito Darlan Dantas recebe das mãos do Secretário do Estado um veículo spin 0 km, carro de 07 lugares doado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde para o Setor de Endemias da Secretaria da Saúde de Milhã e na ocasião foi realizado o lançamento oficial do Comitê Municipal Intersetorial de combate ao Aedes Aegypti.


Logo após a cerimônia o Prefeito Darlan Dantas acompanhado do Secretário Estadual, percorreu em carreata as principais ruas da cidade até o Hospital Municipal onde o Secretário pode observar como os trabalhos estão sendo realizados.

Na ocasião o Prefeito juntamente com a Secretária: Geomacia Pinheiro e com a Diretora interina do Hospital: Aquila Diniz, apresentaram para o Secretário Estadual da Saúde: Dr. Herinque Javi as salas do Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim.

O Secretário Estadual elogiou bastante tudo que viu. “Parabéns para todos que estão à frente da Secretária da Saúde desse município, hoje eu pude acompanhar de perto tudo que está sendo realizando. Fico feliz em ver o sorriso no rosto dos funcionários, isso mostra o compromisso que todos têm com povo de Milh㔠Destacou Dr. Henrique Javi.
#Saúde 13/07/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Darlan Dantas baixa decreto para criação de um Comitê de Combate ao Aedes Aegypti O Prefeito de Milhã, Darlan Dantas determinou através de um decreto no último dia, 07 de Julho, a criação de um Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti. A Importância do comitê é muito grande devido ao período em que nos encontramos, onde é apto para proliferação do mosquito transmissor e de várias doenças como por exemplo, Dengue, Zica e Chikungunya.

O Comitê que será coordenador pela Secretaria da Saúde e pela Vigilância Sanitária, atuará na sensibilização da população para os riscos destas doenças em Milhã, por meio da adoção de programas educativos e mobilização da sociedade civil, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito no município.

O Comitê é composto pelas seguintes secretarias:
- Secretaria Municipal da Saúde
- Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças
- Secretaria Municipal da Educação
- Secretaria Municipal de Obras e Serviços
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente
- Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
- Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho, Empreendedorismo e Inclusão Social

E de Unidades de Apoio Institucional convidadas com representação facultativa
- Conselho Municipal da Saúde
- Câmara Municipal de Vereadores/Comissão da Saúde
- Ministério Público
- Defensoria Pública
- Companhia Energética do Ceará - ENEL
- Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto - SAAE
#Saúde 10/07/2017 SECRETARIA DA SAÚDE A Secretária da Saúde, Geomacia Pinheiro, participou do Qualifica APSUS juntamente com equipe da SMS de Milhã. O 1° encontro regional, aconteceu na Universidade Católica em Quixadá, e contou com a presença do município de Milhã, bem como os 9 municípios que pertencem a 8ª coordenadoria de saúde

O Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - Qualifica APSUS Ceará foi lançado pela Secretaria de Saúde do Estado como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção.

O projeto deu início com um ciclo de oficinas estaduais no intuito de capacitar facilitadores regionais. Após a adesão ao projeto 25% dos profissionais da Atenção Primária participarão de oficinas regionais e em seguida multiplicarão em oficinas municipais para o restante dos profissionais!
#Saúde 13/05/2017 SECRETARIA DA SAÚDE A Prefeitura Municipal de Milhã participa da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha teve início no dia no dia 17 de abril de 2017 com término no dia 26 de maio de 2017, tendo o dia 13 de maio como o dia "D". Nesse dia todas as 5 Unidades de Saúde da Família estiveram abertas com profissionais capacitados prontos para vacinarem a população. O público alvo foi Crianças de 6 meses a menor de 5 anos, Gestantes, Puérperas, Trabalhadores da Saúde, Professores, Idosos a partir de 60 anos e Comorbidades.

A Campanha contou com o apoio total do Prefeito Darlan Dantas, da Secretária de Saúde, Geomacia Pinheiro, Sub Secretário Orlaneudo Lima, Coordenadora da Imunização Lana Pinheiro e Coordenadora da Atenção Básica Aquila Diniz, Além dos enfermeiros e Técnicos de enfermagem que desempenham papeis importantíssimo!


www.milha.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 06:02:18